Cozinhe a mandioca e passe no espremedor, colocando numa bacia ou gamela.
Bata os ovos e misture.
Coloque o queijo e os demais ingredientes.
Unte uma fôrma e ponha para assar.
*Receita fornecida por Maria do Perpétuo Socorro do Distrito de Córregos em Conceição do Mato Dentro para o Projeto Sabores de Minas
A caminho do Serro e Diamantina, o viajante encontra lugares que são verdadeiras ilhas de tranqüilidade. Alguns chegam a levar esse clima ao pé da letra. O distrito de Córregos, em Conceição do Mato Dentro, a 166 quilômetros de Belo Horizonte, tem até mesmo uma rua chamada “da Paz”. Quer coisa melhor? Só mesmo ver as mulheres fazendo farinha de mandioca, que é usada no preparo de outras iguarias.
Em pequenos galpões, logo na entrada do distrito – um dos mais antigos do município, datado de 1702 – elas transformam as raízes em pó branquíssimo. Sobre enorme fogão, para fazer a farinha, elas mexem e remexem as enormes colheres de pau sobre o tacho de cobre, como se fossem remos de um barco. Os movimentos ininterruptos duram horas e, num dos momentos de descanso, Maria do Perpétuo Socorro conta que a massa da mandioca, antes de torrada, também vira confeitos.
Enquanto conhece o histórico distrito, o visitante pode encomendar o bolo de mandioca à própria Maria do Perpétuo Socorro. “Demora umas duas horas para ficar pronto”, avisa Maria.
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o Distrito de Córregos, no município histórico de Conceição do Mato Dentro está localizado no Território Espinhaço/Garimpo
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!