Pôr a fécula em uma tigela.
Aquecer um copo de óleo e despejar por cima da fécula.
Em outra vasilha, misturar a farinha de mandioca com o leite.
Levar ao fogo a água com meio copo de óleo.
Quando começar a ferver, pôr a farinha de trigo e mexer por 10 minutos.
Despejar na tigela da fécula e, fora do fogo, acrescentar o sal, a farinha de mandioca com leite e os ovos.
Amassar até dar o ponto de enrolar com as mãos.
Fazer argolas com a massa, no tamanho desejado.
Pôr em tabuleiro untado com óleo e levar para assar em forno quente, por cerca de 30 minutos ou até que os biscoitos estejam corados.
Em cada cantinho deste estado não faltam boas receitas de quitandas. Em cada lugar, uma iguaria típica, um forno a lenha para espalhar no ar aquele aroma delicioso e, claro, um coador pronto para passar café fresquinho. A zona rural de Montes Claros reserva tudo isso aos viajantes. Fornadas de encher os olhos saem a todo momento da cozinha comunitária do distrito de Santa Bárbara é difícil eleger uma quitanda para saborear.
Biscoitinhos de farinha de mandioca dão as boas-vindas, apresentados por uma cozinheira jovem, mas com experiência na arte do fogão. Aos 27 anos, Luana de Fátima Perpétua passa ensinamentos preciosos àqueles que querem preparar a receita. O carinho e a paciência são os primeiros requisitos, pois, para esta receita, não basta apenas misturar ingredientes. Há toda uma ciência para que o biscoito fique bonito e apetitoso.
A receita foi herdada da mãe, que foi quitandeira de mão cheia, e trazida para o grupo de mulheres da cozinha comunitária. “Fizemos algumas adaptações e começamos a preparar”, conta. Antes de integrar o grupo, Luana mexia apenas com horta e fazia quitandas em casa. Agora, trabalhando em conjunto, está muito mais feliz. “É mais fácil para a gente vender e comprar materiais.” Prova de que a união, além de fazer a força, dá mais sabor à cozinha.
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o distrito de Santa Bárbara, do município de Montes Claros, está localizado no Território Cerrado/Pequi
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!