Por: Saada Haddad*
Da Série: Identidades gastronômicas históricas de Minas Gerais*
*Receita fornecida por Saada Haddad, de São João del-Rei para o Projeto Sabores de Minas
Ao bater no casarão em que vive Saada Haddad, pergunte por Aparecida. O nome brasileiro foi incorporado pela descendente de sírios ainda quando criança e hoje já é mais que um apelido. Mais uma representante da família síria em São João del-Rei, Aparecida também se dedica ao preparo das iguarias das terras dos pais, sendo indicada, com sua prima Ivone, da receita anterior, por 10 entre 10 moradores quando o assunto é comida árabe.
Enquanto se debruça sobre a mesa, para abrir e rechear esfirras, a mineira conta algumas partes da saga dos imigrantes rumo ao Brasil e lembra, em especial, da história dos pais. Eles se conheceram no navio e acabaram se casando. Meu pai, assim como outros, era dono de um armazém na cidade, conta. Se pelas mãos de Ivone o recheio de carne é o que mais faz sucesso, Aparecida aposta na linha vegetariana e arranca elogios com sua esfirra de verdura.
Tem gente que só pede a de verdura, que também é uma receita tradicional, diz. A de queijo também é ótima opção para quem não come carne, além, é claro, de ser uma homenagem ao nosso bom e velho queijo-de-minas. Como pode se ver, a versatilidade da massa permite que a imaginação trabalhe a serviço do paladar. Agora, é só escolher o sabor e deixar-se contagiar pelos encantos árabes.
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas gerais: O município de São João del Rei está localizado no Território Mantiqueira/Centro Sul
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!