Uma receita de simples preparo com sabores delicados de especiarias.
Pão-de-mel de tabuleiro
Da Série: Quintais e Quitandas de Minas Gerais*
Ingredientes:
Para o pão-de-mel
– 1 xícara (de chá) de mel
– 1 xícara (de chá) de leite (misturado com uma colher de chá de bicarbonato de sódio)
– 1 xícara (de chá) de açúcar refinado
– 1/2 xícara (de chá) de açúcar mascavo
– 3 xícaras e meia (de chá) de farinha de trigo
– 3 colheres (de sopa) de chocolate em pó peneirado
– 1 colher (de chá) de canela em pó
– 1 colher (de chá) de cravo em pó
– 1 colher (de chá) de gengibre em pó
– 1 colher (de chá) de cardamomo
– 1 colher (de chá) de noz moscada
– 1 pitada de sal
Para o chá
– 600 ml de água
– 6 pedaços de canela em pau
– 1 colher (de sobremesa) de cardamomo
– 1 colher (de sopa) de cravo
– 1 colher (de sopa) de erva-doce
Preparo:
Para o chá, ferver os ingredientes juntamente com a água, deixar esfriar por alguns minutos e coar. Para o pão-de-mel, misturar todos os ingredientes (inclusive o chá) com uma colher de pau, em um recipiente à parte. Pôr numa fôrma untada com manteiga e polvilhada com farinha e levar ao forno, a 180 graus, por cerca de 20 minutos, esperar esfriar e servir.


*Receita fornecida por Sandra Maria Gomes e Claudia Neves Augusto , do distrito de Santo Antônio do Leite em Ouro Preto para o Projeto Sabores de Minas
Charme e sabor
O lugar, de cerca de 2,5 mil habitantes, é próprio para quem quer estar perto do cotidiano e dos costumes do interior. Mas Santo Antônio do Leite há muito deixou de ser um simples lugarejo. Este distrito de Ouro Preto tornou-se um oásis de charmosas pousadas e lojinhas de artesanato em prata, depois que foi descoberto por artistas – muito deles estrangeiros -, atraídos pela paisagem das fazendas e clima tranqüilo.
Em um dos pontos mais altos, está a pousada Mirante do Café (fazenda Alto das Rubiáceas, 31-3335-8478), com 150 hectares, que logo na entrada exibe alguns dos seus mais de 9 mil pés de café. Além da larga produção do grão, a pousada tem outra especialidade, dificilmente achada num café da manhã de qualquer hotel, o pão-de-mel, cuidadosamente preparado por Sandra Maria Gomes, de 28 anos, e Cláudia Neves Augusto, de 23.
“A gente queria uma receita gostosa, diferente e com um toque caseiro. E a combinação de especiarias agrada ao paladar mais exigente”, conta Cristina Capanema Gonçalves, de 38, que administra o negócio.
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Ouro Preto está localizado no Território Central/Entorno.


Veja mais receitas das deliciosas quitandas mineiras
@territoriosgastronomicos
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.