Se as tortinhas de maçã tem a cara de paises como a França ou Alemanha por exemplo, essa empadinha de banana com canela tem a cara de Minas Gerais. Experimente e comprove o sabor dos nossos Quintais e Quitandas.
Empada de banana
Da Série: Quintais e Quitandas de Minas Gerais*
Ingredientes:
Para a massa
– 600 ml de leite
– 1 colher (de sopa) de fermento em pó
– 1 colher (de sopa) de sal
– 600 g de manteiga
– 600 g de gordura vegetal
– 2 kg de farinha
Para o recheio
– 6 bananas da terra
– 1 colher (de sopa) de canela
– 2 colheres (de sopa) de manteiga
– 2 copos de açúcar
– 1 copo de água
Preparo:
A massa
Misturar, com as mãos, todos os ingredientes. Abrir a massa sobre uma superfície, com um rolo. A massa não deve ficar muito fina.
O recheio
Colocar as bananas numa panela, levar ao fogo com os demais ingredientes e ferver. Deixar esfriar.
A empada
Para fazer a empada, ponha a massa sobre a forminha e pressione para que ela cubra o fundo e as laterais. Distribua o recheio. Para fechar, volte com a massa sobre a empada e corte os excessos. Levar ao forno (200 graus) durante 20 minutos.


*Receita fornecida por José Carlos Barbosa, de Alfenas para o Projeto Sabores de Minas
Sabor de surpresa
Pegamos o caminho de volta a Belo Horizonte, despedindo-nos da rota turística de Furnas, de lugares interessantes e gente simpática. A parada, agora, é em Alfenas, cidade universitária a 378 quilômetros da capital. Quem estiver com fome, basta visitar a lanchonete Qui Delícia, no Centro, um paraíso de guloseimas e variedades. O movimento é constante: desce uma vitamina de banana com leite, sai uma esfirra aberta com ricota, sanduíche beirute, no capricho!
A casa faz jus ao nome. Há 18 anos, o proprietário José Carlos Barbosa se preocupa em oferecer salgados e doces de qualidade, com uma vantagem: “Se vejo uma comida muito boa em outra cidade, pego logo a receita e procuro fazer melhor”. As mais pedidas, no entanto, são fruto da própria lavra, como a surpreendente empada de banana. Sem qualquer exagero, não deve nada à famosa torta de maçã. No cotidiano, José Carlos toma seus cuidados e faz tudo na medida certa.
“Faço o que vou gastar no dia. Não deixo sobrar, nem congelo. Sou contra o desperdício”, assegura. Pela “cara” dos produtos, dá para notar que são recém-saídos do forno.
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Alfenas está localizado no Território Mantiqueira/Lagos


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.