Fácil, delicado e saboroso.
Pãozinho de cenoura
Da Série Quintais e Quitandas de Minas*
Ingredientes:
- 1 kg de farinha de trigo
- 120 g de açúcar
- 10 g de sal
- 70 g de manteiga
- 250 g de cenoura crua, cortada em pedaços pequenos
- 3 ovos
- 60 g de fermento biológico fresco (de padaria)
- 1 copo (americano) de leite meio copo para a massa e meio para dissolver o fermento
- 1/2 copo (americano) de água gelada
Preparo:
- Numa bacia, pôr a farinha, o açúcar, o sal e o fermento, misturado em meio copo de leite (temperatura normal), e mexer bem.
- Acrescentar a manteiga e reservar.
- Bater, no liquidificador, a cenoura, os ovos e o leite (importante não bater demais, para que fiquem pedacinhos de cenoura) e juntar à primeira massa.
- Adicionar, aos poucos, a água gelada, até obter massa lisa e homogênea, bem consistente.
- Misturar com as mãos.
- Com um rolo, abrir a massa numa superfície polvilhada com farinha de trigo.
- Fazer bolinhas de cerca de 25 g, bolear e deixar descansar durante uma hora, cobrindo-as com um plástico.
- Pincelar cada pãozinho com gema de ovo e levar ao forno pré-aquecido (160 graus) durante 15 minutos.


*Receita fornecida por Arilson Aparecido da Silva, de Manhuaçu para o Projeto Sabores de Minas
Cheiro de novidade
Na hora do café da manhã, os viajantes aprendem, mais uma vez, que nem só de trigo se faz o pão. Cenoura, batata e milho verde também podem surpreender e garantir bons momentos à mesa, numa perfeita combinação de aromas e texturas, que abre ainda mais o apetite. Na padaria Sabor de Pão, de Tegnus Aguiar de Magalhães, em Manhuaçu, o pãozinho de cenoura é dos mais pedidos, ao lado de produtos tradicionais, como bolos, salgados e doces de fabricação própria.
Segundo o gerente João Batista de Carvalho, ele é indicado tanto para coquetéis, acompanhado de patês, como no dia-a-dia da família. “A massa é bem leve e serve de base para outras misturas, basta escolher o sabor”, afirma, com aprovação do padeiro Arilson Aparecido da Silva, craque no assunto e há 13 anos no estabelecimento. Numa pequena mostra, já na área de panificação, ele dá dicas importantes para o sucesso da receita.
Uma delas é não triturar completamente a cenoura do liquidificador, para que pedacinhos minúsculos fiquem na massa e acentuem o gostinho do ingrediente. Já preparado para receber os elogios, Arilson serve mais um café, antes de oferecer outros pãezinhos, que acabam de sair do forno, ocupando o espaço com seu aroma. O sorriso de felicidade é geral, todo mundo com cara de que comeu e gostou. Só resta mesmo agradecer e pôr o pé na estrada, pois as emoções estão apenas começando.
Mapa dos Territórios Gastronômicos: O município de Manhuaçu está localizado no Território Mantiqueira/Montanhas do Leste


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.