Vai fazer uma festa de réveillon? Então, fique atento às dicas de uma especialista para calcular a quantidade certa de vinhos e espumantes que serão servidos de acordo com o número de convidados.
Por Isabel de Andrade*
O ano está quase no fim e 2020 vai chegar logo. Para saudar o início do novo ciclo é hora de preparar a festa de réveillon. E não podem faltar uma mesa farta com petiscos, um belo jantar e, claro, a bebida certa para brindar 2020.
Para não errar na quantidade de vinhos e espumantes que serão servidos, confira as dicas de uma especialista no assunto, a coordenadora de eventos da importadora de vinhos premium da Casa Rio Verde, de Belo Horizonte, Letícia Aragão.
Dicas para calcular a bebida
– Em primeiro lugar considere o número total de convidados, para fazer a proporcionalidade. Alguém vai beber pelos que não bebem!


– Espumantes
É uma bebida refrescante e adequada às comemorações. Calcule uma garrafa para três pessoas, se houver bar de drinks. Se não houver, calcule uma garrafa para duas pessoas.
– Vinhos brancos ou rosés
Uma garrafa para cada quatro pessoas.


– Vinho tinto
O vinho tinto é mais gastronômico, é ótima opção para harmonização com o jantar. O clima e o que será servido (pratos de verão ou de inverno) devem ser levados em consideração. Calcule uma garrafa para cinco pessoas (lembrando sempre que o cálculo deve ser feito levando em conta o total de convidados).
Temperatura correta
É muito importante que as bebidas sejam servidas na temperatura correta e nas taças adequadas (flutes para espumantes e taças com hastes para os vinhos). As temperaturas corretas são: em torno de 6 graus para espumantes, entre 6 e 8 graus para vinhos rosés e brancos e em torno de 14 a 16 graus para os tintos.
Tim tim e boas festas!
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.