Os cozinheiros interessados em participar do Top Chef Brasil, na Record TV, já podem fazer a inscrição para a etapa de seleção. A ficha está disponível no Portal R7.
Por Isabel de Andrade*
Estão abertas as inscrições para o Top Chef Brasil, o reality show gastronômico da Record TV. Os candidatos vão disputar uma vaga para a segunda temporada do programa, que vai ao ar em 2020.


Na primeira temporada, que foi exibida este ano, 16 chefs profissionais concorreram ao título de Top Chef. A cada episódio, os profissionais encararam duas provas. No Teste de Fogo, os cozinheiros se enfrentaram para garantir uma vantagem ou até mesmo a imunidade. Já no Desafio de Eliminação, os cozinheiros dos melhores pratos se salvaram e o pior saía do programa.


Durante todo o programa, os cozinheiros ficaram hospedados em uma residência em São Paulo e o público também pôde acompanhar a convivência entre eles. Ao final de 13 episódios, a participante Giovanna Perrone foi a grande vencedora e ganhou o prêmio de R$ 300 mil.
O Top Chef é apresentado pelo chef Felipe Bronze. Ele é dono do Restaurante Oro, no Rio de Janeiro, que já conquistou duas estrelas Michelin. Felipe também é proprietário do Restaurante Pipo, que fica em São Paulo. Ele está entre os 100 melhores chefs do mundo, segundo a publicação especializada francesa Le Chef.
A primeira temporada do reality teve como jurados a jornalista Ailin Aleixo, que é especialista em gastronomia, e o chef francês Emmanuel Bassoleil, que tem mais de 40 anos de carreira. Ele é o responsável, há mais de 15 anos, pela cozinha do hotel Unique e do restaurante Skye, considerado um dos melhores estabelecimentos de hotéis pela revista Hotel’s Magazine.


O Top Chef foi criado nos Estados Unidos em 2006 e o formato foi adaptado para mais de 20 países como, por exemplo, França, Itália, Portugal, Espanha, Holanda, Canadá e México. Os episódios da primeira temporada do Top Chef Brasil estão disponíveis no Portal R7. Os interessados em participar da seleção para o programa também podem se inscrever no mesmo site.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.