Confira uma novidade para os amantes da arte e da gastronomia de qualidade com menu repleto de atrações históricas e ingredientes vindos direto dos produtores. Uma combinação perfeita na programação do Restaurante Sebastião da Chef Milsane em Ouro Preto- MG. Aprenda também uma receita da mentira com molho de mostarda, uma massinha frita especial, receita de família da chef.
Comida com História e Direto do Produtor
Eventos especiais com cozinha contemporânea mineira no Restaurante Sebastião
Por: Milsane Sebastião*
O Restaurante Sebastião está lançando dois produtos com o objetivo de atrair o turista e contar a história da comida em Minas Gerais e o contexto em que os ingredientes são incorporados a essa cozinha tão icônica quanto a Cozinha Mineira.
Com seu repertório de comida contemporânea elaborada e preparada a partir de ingredientes genuinamente mineiros, o Sebastião busca encantar os comensais com uma explosão de surpresas em forma de sabor.
Os produtos são:
1-Comida com História:
Trata-se de um almoço ou jantar com agendamento prévio, cujo primeiro, teve a produção cuidadosa de Patricia Dias @patdias_pd, que trouxe a caravana de BH para visitar Ouro Preto.
Entre os atrativos, o roteiro contemplou o Museu Guignard e o Grande Hotel, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer.
As turistas foram guiadas pelo Dim Neguinho, um guia da cidade.
O almoço discorreu sobre a Semana de Arte Moderna de 22, com o recorte – A Caravana dos Modernistas – um olhar sobre Ouro Preto.
Esse recorte, começa em 1919, com a visita de Mário de Andrade ao poeta simbolista Alphonsus de Guimaraens em Mariana e culmina em 1924 com a Caravana Modernista em Ouro Preto e o reconhecimento do Aleijadinho como o maior artista brasileiro, pelo Mário de Andrade.
Durante o almoço foi adaptado o livro O Banquete, o último da obra de Mário de Andrade, que ficou inacabado e aborda dois temas centrais música e gastronomia.
O menu foi completamente adaptado aos ingredientes locais, fazendo referência às críticas e aos personagens tratados na obra.


Um dos pontos altos do evento foi a presença do Prefeito Ângelo Oswaldo que contou a história com nomes datas e riqueza de detalhes.


O Músico Geraldo Pessoa, apresentou sua obra autoral, primeiro na voz de Adriana Maciel, depois no toque preciso do seu violão, numa referência a Janjão – um dos personagens centrais do livro.


Sarah Ligth, referida pela Dona Olímpia, interpretada por Bárbara de Castro Alves, recebeu os comensais para o Banquete em Ouro Preto ao lado do anfitrião Mário de Andrade, numa caracterização impecável feita pelo Thiago Henrique, um ator local.


E contou com a exposição de um quadro da Anita Malfatti, obra do acervo de um cidadão Ouropretano.


O Comida com História, acontece com agendamento prévio, com o mínimo de 12 participantes e o máximo de 20 e outros temas serão abordados.
2-Direto do Produtor
Essa é uma outra abordagem do restaurante, criado para que o turista possa visitar uma produção local, queijo, geleias, licores e doces, cachaça e se envolver no processo produtivo, depois participar de um almoço cujo preparo usa aquele produto específico como ingrediente.
O Direto do produtor, também requer agendamento prévio e atende até 12 pessoas.
Menu de Lançamento
Menu de lançamento:
Drink de Boas Vindas:
Espumante, compota de Jabuticaba e pau de canela – uma referência Francesa numa mistura genuinamente brasileira.
Trata-se de uma crítica do escritor, a valorização do que vem de fora, em detrimento dos nossos produtos.
Pré-entrada: Mentira com molho de mostarda e mel
Uma referência à cidade ficticia onde se passa a história: “Mentira”, misturada com a picancia do amor da Sarah Ligth pelo Janjão e o verdadeiro motivo do Banquete;
Entrada: Cuscus com Barriga de Porco ao molho de Doce de Leite, servidos na taça Martini
Milho um alimento identidade em Mariana, barriga de porco ao molho de doce de leite – um prato inusitado, ousado, irreverente, antagônico como a arte. A taça Martini, uma forma de “enfiar” a genuinidade brasileira, mineira numa fantasia afrancesada.
Porco – um animal que socializa.
Prato principal: Arroz Doce salgado – uma referência a um prato indiano, trazido ao Brasil pelos Europeus que se transformou numa sobremesa afetiva dos brasileiros, tendo seu “caráter” subvertido de doce para salgado.
O acompanhamento: Cupim de panela engrossado com fubá de Moinho d’Agua, prensado e finalizado na banha de porco.
Sobremesa:
O livro não foi terminado, por isso mesmo sobremesa e o café não foram revelados:
Logo seguimos o nosso devaneio e oferecemos uma sobremesa que representa o Brasil.
Chocolate com notas de café, sorvete de natas e castanha do Pará.
E assinamos com o café experiência do Sebastião:
Rapadura e hortelã, passa por toda a boca, engole e depois toma o café, coado em coador de pano, bule e mancebo, sem açúcar.
Uma experiência sensorial que reúne, o barulho do café sendo coado a vista do comensal, o dolçor da rapadura, a refrescância da hortelã e a personalidade do café.
Milsane de Paula
(31) 97115.5686
RECEITA:
Mentira com molho picante de mostarda e mel
Massa:
Receita de minha vó Lacy
Ingredientes:
2 copos lagoinha de água;
2colheres de sopa de óleo;
300 gramas de farinha de trigo;
Sal a gosto
Modo de Fazer
Coloque para ferver a água, o óleo, o sal.
Numa tigela coloque a farinha, escalde despejando aos poucos a mistura ainda fervendo, com uma colher vá encorporando a mistura à farinha até dar ponto de massa de abrir.
Não tem problema se sobrar mistura.
Sove bem e deixe a massa descansar envolvida em plástico por 30 minutos enquanto prepara o molhinho.
Molho de mostarda e mel
1 copo lagoinha de mostarda de boa qualidade;
2 colheres de sopa de mel
1 de açúcar
1 de chá de vinagre;
1de chá de azeite;
Misture tudo e tá pronto o molho.
Para Servir
Abra a massa com rolo ou farinha;
Frite em óleo quente;
Sirva com o molhinho.
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Ouro Preto está localizado no Território Central/Entorno


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.