Conheça essa receita de arroz doce. Uma versão simples de fazer e com sabor de aconchego. Se arroz doce já é bom, imagine com rapadura e queijo minas. Confira.
Veja também: Aprenda a fazer um arroz doce cremoso
Arroz doce com rapadura
Da Série: Doces dos Quintais de Minas Gerais*
Ingredientes:
– 2 copos (tipo americano) de arroz lavado e escorrido
– 500 ml de leite
– 2 xícaras (chá) de rapadura raspada
– 1 litro de água
– Canela a gosto
– Queijo-de-minas ralado a gosto
Preparo:
Cozinhar o arroz na água.
Quando começar a secar, pôr o leite e a rapadura.
Assim que a rapadura derreter, retirar do fogo, salpicar canela e misturar.
Salpicar queijo ralado para servir.


*Receita fornecida por Aparecida de Souza Silva, de Marliéria para o Projeto Sabores de Minas
Adeus tristeza
A jornada pelos sabores do Vale do Aço deixa a movimentada Ipatinga para fazer uma escala nas cozinhas escondidas no interior da região. À procura de um lugar onde o relógio corra sem pressa, os viajantes encontram a Pousada Solar das Hortênsias, na pequena Marliéria, a 194 quilômetros da capital. O lugar é um sossego só. A começar pela natureza, que oferece condições ideais para o descanso. “A maioria dos hóspedes que chega aqui está com depressão, desânimo ou algum outro problema.
A gente faz um trabalho de cura energética com eles”, conta o dono da pousada, Lacir Gomes. O tratamento também passa pela cozinha, onde é preparada uma comida caseira capaz de espantar qualquer problema. “Acredito que a cozinha ajuda as pessoas a recuperar os valores que estão perdidos”, diz. E, como prova de que a as comidas têm mesmo esse encanto, o anfitrião oferece duas iguarias para acalentar a alma: broa de amendoim e arroz doce, ambas feitas com rapadura, mais saudável e saborosa.
Se ainda resta alguma sobra de tristeza, ela despede-se a cada mordida.
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Marliéria está localizado no Território dos Rios/Rio Doce


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.