Acompanhe mais uma receita do livro Minas na Mesa. Confira como fazer a Ameixinha de queijo.
Ameixinha de queijo
Por: Fernanda Jordão Oliveira*


O Livro Minas na Mesa é uma iniciativa da empresa Nossa Senhora das Produções, coordenado pela profissional Elke Rezende, com patrocínio da Gasmig através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
O projeto homenageia o Instituto Mário Penna, associação filantrópica que envolve hospitais especializados, casa de apoio e núcleo de ensino e pesquisas em câncer, que está completando 50 anos de vida dedicados ao tratamento contra essa grave doença, trazendo esperança e conforto a milhares de famílias ao longo de sua linda história.


*Fernanda Jordão Oliveira
“Eu me formei em 2008 e faço parte da nova geração de chefs, que tenta unir a tradição e a alta qualidade culinária. Em Paracatu (MG), ‘o paraíso das quitandas’, estou à frente da Quitandas da Vila Delicatessen, com a minha família, há quase 10 anos.
A ameixinha de queijo é uma iguaria feita em todo o estado, e em Paracatu não poderia, não poderia ser diferente, por causa da tradição local. É um dos xodós dos mineiros numa versão doce!”
RECEITA


Ingredientes:
- 1 kg de queijo curado ralado bem fininho;
- 4 a 6 ovos (depende do tamanho dos ovos e de quão curado vai estar o queijo);
- 1 kg de açúcar;
- 1 litro de água;
- cravo e canela a gosto.
Modo de Preparo:
Comece fazendo a calda com a água e o açúcar. Coloque numa panela grande e deixe ferver até encorpar. Tem de ser uma calda rala, porque enquanto cozinha as bolinhas ela vai engrossando. Em uma bacia, junte os ovos e o queijo até obter uma massa homogênea e dar ponto de enrolar. Se a massa ficar mole, junte um pouco mais de queijo. Se ficar seca, coloque mais um ovo. Faça bolinhas pequenas para não demorar muito a cozinhar. Coloque pouco a pouco as bolinhas. Elas incham mais. Depois de cozidas, vão murchar. Demora em torno de 20 a 30 minutos. Guarde em um pote de vidro para durar mais tempo.
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Paracatu está localizado no Território Cerrado/Paracatu


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.