Por: Juliano Caldeira*
Esta receita é servida no Bar do Museu do Clube da Esquina, localizado no bairro Santa Teresa em Belo Horizonte. Inaugurado em dezembro de 2015 e localizado a poucos metros da famosa esquina das ruas Paraisópolis com Divinópolis no Santa Tereza. O Bar do Museu do Clube da Esquina presta homenagem ao lendário Clube da Esquina, um dos movimentos mais importantes da música brasileira, que influenciou gerações de artistas e projetou a música mineira nacionalmente e que este ano de 2022 faz 50 anos.
Ingredientes Feijão
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes e numa panela pressão deixe cozinhar por 15 minutos, depois de pegar pressão. Veja se o feijão esta cozido, mas ainda firme e reserve.
Ingredientes Tropeiro
Modo de preparo:
Frite o bacon e na própria gordura frite a linguiça e copa lombo. Misture a cebola e alho com as carnes para refogar. Adicione o feijão cozido, misture bem. Com o fogo desligado, acrescente a salsinha e a farinha e misture ate incorporar tudo, acerte o sal no final.
Refogue a couve rasgada com 1 dente de alho com 1 colher de manteiga e reserve. Frite os ovos. Frite a pele de porco na própria gordura (15 minutos) até virar um torresmo bem crocante.
Nossa sugestão é servir separado, Feijão com as carnes e farinha, Couve com 1 linguiça grelhada, ovos sobre o tropeiro e arroz branco. Esta receita serve 4 porções aproximadamente.
A dica de estilo da Cerveja de hoje é a Brow Ale.
Uma cerveja maltada, frequentemente com sabores de chocolate e caramelo. O sabor e o aroma do lúpulo complementam e melhoram a percepção do malte, ao invés de confrontá-lo. O sabor de lúpulo pode ser leve a moderado, e pode ter, opcionalmente, um caráter cítrico, frutado. Ésteres frutados muito baixos a moderados. Teor alcoólico variando entre 4,3% a 6,5%
Harmonização:
Precisaremos de uma cerveja intensa para segurar nossos sabores das carnes defumadas do tropeiro, sem sobressair, mas equilibrando todos os sabores e te surpreendendo a cada gole.
A dica de hoje é a Mineira Cerveja Albanos Brow Ale, uma cerveja especial, que traz um sabor de castanhas e amêndoas bem interessante, com cheiro de frutas cítricas tropicais que lembram maracujá e manga. Tem amargor marcante, mas não persistente na boca.
*Juliano Caldeira
Especializado em Gestão e Cozinha de Bares e Restaurantes, tendo feito consultoria em diversos estabelecimentos de Minas Gerais e Portugal.
Consultor de diversos estabelecimentos de Gastronomia em eventos, feiras e festas, atuando há 14 anos no setor.
Cozinheiro e Especialista em Harmonização de Cervejas especiais, fazendo parte da equipe de colunistas do Territórios Gastronômicos há 1 ano.
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!