Receitas Tramontina*
Nível de dificuldade: Fácil
Tempo de preparo total: 60 minutos
Tempo de cocção: 30 minutos
Porções: De 4 até 6 pessoas
INGREDIENTES para os nhoques:
Modo de preparo:
Lave as batatas e ferva-as por cerca de 30 minutos ou até ficarem bem macias. Escorra e deixe esfriar um pouco, depois descasque e amasse ainda quentes. Recolha o purê na bancada de trabalho e junte a farinha e o sal (e noz-moscada, opcional).
Abra o ovo e misture com os ingredientes, primeiro com um garfo e depois com as mãos, trabalhando a mistura até obter uma massa macia e não pegajosa. Coloque farinha até dar o ponto da massa.
Quando a massa estiver pronta, corte-a em 4-5 porções na superfície de trabalho enfarinhada. Pegue cada porção e amasse-a enrolando-a para obter salsichas longas com uma espessura de pouco mais de um dedo. Corte-os em pedaços de alguns centímetros de largura.
Continue da mesma forma até terminar toda a massa. Agora pegue os pedaços obtidos, arredonde-os na palma da mão e passe-os um de cada vez nas pontas de um garfo, pressionando levemente com o dedo, de modo a obter o clássico ligeiramente forma côncava e listrada. Transfira-os aos poucos para um recipiente plano bem enfarinhado, tendo o cuidado de arrumá-los sem sobrepor uns aos outros. Os nhoques de batata já estão prontos para serem cozidos e em seguida temperados no molho de acordo com a receita.
Você também pode congelá-los, mas lembre-se, quando decidir prepará-los, coloque-os em água fervente ainda congelados.
INGREDIENTES para o molho:
Modo de preparo:
Descasque a cebola e o alho, pique finamente a cebola e mantenha o alho inteiro. Abra a lata dos tomates pelados e retire as sementes e o caule, pique grosseiramente.
Em uma panela, tempere o azeite com o alho inteiro, adicione a cebola e cozinhe até ficar transparente em fogo médio. Retire os dentes de alho e junte os tomates picados, a passata de tomates, sal e pimenta a gosto. Cozinhe por cerca de trinta minutos em fogo médio e panela tampada. No final do cozimento, adicione as folhas de manjericão picadas.
Coloque os nhoques para cozinhar e assim que estiverem boiando na água fervente, vá coando e colocando dentro da panela com o molho.
Quando os nhoques forem incorporados ao molho, evite mexer energicamente para não desfazer nenhum nhoque. Basta uma girada no molho e está pronto.
Sirva imediatamente finalizando com queijo ralado e folhas de manjericão no prato.
*Dica da Tramontina para preparar os nhoques:
Caçarola Tramontina Solar Funda em Aço Inox
Fundo Triplo com Tampa e Alças 20 cm 3,6 L
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!