Por Patrícia Orzil Tófani*
O Livro Minas na Mesa é uma iniciativa da empresa Nossa Senhora das Produções, coordenado pela profissional Elke Rezende, com patrocínio da Gasmig através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
O projeto homenageia o Instituto Mário Penna, associação filantrópica que envolve hospitais especializados, casa de apoio e núcleo de ensino e pesquisas em câncer, que está completando 50 anos de vida dedicados ao tratamento contra essa grave doença, trazendo esperança e conforto a milhares de famílias ao longo de sua linda história.
*Patrícia Orzil Tófani
“Sou formada em Nutrição, cursei Gastronomia e hoje trabalho como chef de cozinha e sou empresária no ramo alimentício. Possuo uma empresa que fabrica salgados e refeições funcionais e saudáveis. Trabalho também como private chef, faço jantares particulares e presto serviço de catering para pequenos eventos. Dou consultoria na área de gastronomia para pessoas físicas e jurídicas e ministro cursos de culinária.
Nesse prato, eu consigo unir elementos típicos de Minas com meu estilo de cozinha, que é mais voltado para a gastronomia funcional. Eu agrego ingredientes simples com temperos e ervas de alto valor nutricional, mas, obviamente, priorizando sempre o sabor. Além disso, eu junto minhas duas paixões na cozinha: quiabo e coentro.”
Veja outra receita do livro Minas na Mesa: Pé de Moleque com Pipoca e Gengibre
INGREDIENTES
MOLHO DE TOMATE
POLPETTONE
QUIABO
MOLHO DE TOMATE
Coloque uma panela grande e funda com água para ferver. Ponha os to- mates na água fervente, conte 5 minutos e transfira-os para uma tigela com água e gelo. Esse choque térmico ajuda a despelar os tomates. Retire as peles com os dedos e reserve. Leve uma panela média e funda para esquentar. Coloque o azeite e o alho e deixe refogar sem dourar. Acrescente os tomates e deixe murchar, quebrando-os com uma colher. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por uns 10 a 15 minutos. Após esse tempo, amasse os tomates com uma colher ou com um amassador de batatas e acrescente as folhas de manjericão. Abaixe o fogo e deixe o molho apurar e reduzir, por mais 10 a 15 minutos. Pegue uma travessa de vidro grande e funda e coloque 5 colheres de sopa do molho na base e reserve.
POLPETTONE
Misture as carnes com todos os ingredientes, exceto o queijo e o azeite. Mexa bem com as mãos para formar um bolo de carne e divida essa mistura em quatro partes. Para moldar o polpettone, pegue a metade de uma parte, faça uma bola e abra-a na palma da mão, formando um disco. Faça o mesmo processo com a outra metade e coloque em cima de uma tábua. Adicione um pouco do queijo ralado no centro de um dos discos e coloque o outro disco por cima. Feche as laterais com os dedos, dando pequenos beliscos e alisando delicadamente, deixando bem fechadinho. Faça o mesmo com as outras partes de carne. Leve uma frigideira antiaderente para esquentar, coloque o azeite e grelhe os polpettones, deixando dourar bem dos dois lados. Transfira-os para a travessa de vidro com o molho de tomate. Coloque mais uma colher de sopa de molho de tomate e um punhado de queijo ralado em cima de cada polpettone. Leve para assar em forno preaquecido a 200°C, por 10 a 15 minutos.
QUIABO
Com uma faca, corte a pontinha do caule dos quiabos, tomando cuidado para não expor as sementes. Esse detalhe é fundamental para não criar a textura gelatinosa dentro do legume. Misture o quiabo com três colheres de azeite, sal e pimenta-do-reino. Leve ao forno preaquecido a 200°C por 15 a 20 minutos ou até ficar tenro, porém ainda crocante. Enquanto isso, prepare os tomates: numa frigideira grande, aqueça o azeite, junte o alho, o gengibre e a pimenta-calabresa e refogue por dois minutos. Adicione os tomates, o açúcar, sal e pimenta a gosto e cozinhe por 10 minutos, até engrossar um pouco. Quando o quiabo estiver pronto, retire do forno e ponha na frigideira com o molho. Deixe por mais dois minutos e finalize com o coentro. Sirva quente ou à temperatura ambiente.
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!