Conheça mais uma receita do livro Minas na Mesa, publicado em homenagem aos 50 anos do Instituto Mario Penna. Confira o Bombom Mercado Central, uma saborosa releitura de um dos pratos referências de BH: fígado de boi, jiló e bacon com um molho de jabuticabas.
Minas na Mesa: Bombom Mercado Central
Por: Fernanda Medina*

O Livro Minas na Mesa é uma iniciativa da empresa Nossa Senhora das Produções, coordenado pela profissional Elke Rezende, com patrocínio da Gasmig através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
O projeto homenageia o Instituto Mário Penna, associação filantrópica que envolve hospitais especializados, casa de apoio e núcleo de ensino e pesquisas em câncer, que está completando 50 anos de vida dedicados ao tratamento contra essa grave doença, trazendo esperança e conforto a milhares de famílias ao longo de sua linda história.
Veja outra receita do Livro Minas na Mesa: Leitão Bêbado
*Fernanda Medina
“Sou nascida e criada em Pará de Minas (MG), mãe do Pedro, esposa do Carlos, publicitária de formação, cozinheira e sócia-proprietária do Cantim Bar. Cresci vendo meus pais fazendo mara- vilhas na cozinha. Aprendi muito com eles e meu sonho de trabalhar com gastronomia cresceu comigo. Em 2019, saí do meu antigo emprego e, com meu marido, montei nosso bar. Atualmente, dedico-me integralmente ao negócio: elaboro, testo e faço todos os pratos do menu, no qual predominam os sabores de Minas Gerais.
Eu sou apaixonada pelo Mercado Central, pelos sabores e aromas que pairam por lá. E, para homenagear esse lugar icônico de BH, eu me inspirei no clássico fígado com jiló para criar o Bombom Mercado Central, agregando outros sabores (bacon e jabuticaba), em uma apresentação linda e divertida.”
Veja outra receita do Livro Minas na Mesa: Barriga de Porco à Mineira
INGREDIENTES:
-
- 10 jilós (escolher os mais redondinhos e maiores)Dica: os jilós mais verdes amargam menos. Os maduros (amarelados) amargam mais, pois têm mais tanino;
- 1 colher (de café) de sal;
- 1 folha de louro;
- 20 fatias de bacon (escolher fatias mais largas e compridas para enrolar bem os bombons);
- cerca de 40 palitinhos.
- RECHEIO
- 200 g de fígado bovino cortado em cubos pequenos;
- 1 colher (de sopa) de azeite;
- 1 dente de alho amassado;
- 1 colher (de sopa) de molho shoyu;
- tempero caseiro a gosto.
- MOLHO
- 250 g de geleia de jabuticaba; ✓ 50 ml de água;
- 1 pitada de sal.
MODO DE PREPARO
1- Cozinhar os jilós sem os cabinhos com o sal e a folha de louro até ficarem macios.
2 – Grelhar os pedacinhos de fígado (com o óleo, o alho, o tempero e o shoyu) e reservar. Eles precisam esfriar antes de serem triturados (no processador ou no liquidificador) para virar o recheio.
3 – Misturar a geleia com a água e levar ao fogo brando até virar um molho. Temperar com 1 (uma) pitada de sal.
Dica: acrescentar um pouquinho de vinagre balsâmico para dar um pouco de acidez ao molho.4 – Retirar um pouco da polpa dos jilós e recheá-los com o fígado triturado. Envolver cada jiló em 2 fatias de bacon. Prender bem com os palitinhos. Fritar em óleo quente e servir com o molho de geleia de jabuticaba.
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Tiradentes está localizado no Território Mantiqueira/Centro Sul

EA/TG – CERRADO/CENTRO OESTE
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.