Por: Muraí Caetano*
O Livro Minas na Mesa é uma iniciativa da empresa Nossa Senhora das Produções, coordenado pela profissional Elke Rezende, com patrocínio da Gasmig através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
O projeto homenageia o Instituto Mário Penna, associação filantrópica que envolve hospitais especializados, casa de apoio e núcleo de ensino e pesquisas em câncer, que está completando 50 anos de vida dedicados ao tratamento contra essa grave doença, trazendo esperança e conforto a milhares de famílias ao longo de sua linda história.
*Muraí Caetano
“Eu nasci em Dores do Indaiá (MG) e moro, há 55 anos, em Belo Horizonte, onde me dedico às atividades do restaurante Xico da Kafua, fundado há 40 anos. Foi minha paixão pela hospitalidade e tradição da cozinha mineira que me fez dedicar ao ramo da gastronomia, em que comecei em 1985, sendo o prato que eu mais gosto de preparar a rabada com batata.
Carne saborosa, que tem o ponto exato de cozimento para derreter na boca, a rabada é um prato tipicamente brasileiro, que nós mineiros adaptamos à nossa maneira, com nossos temperos e acompanhamentos. Sempre servida com batatas, arroz branco, couve refogada e angu, ninguém resiste.”
Veja também outra receita do Livro Minas à Mesa: Rosquinha de amendoim
Retirar o excesso de gordura da peça de rabada e cortar na junta, para que a carne não solte por completo do osso. Temperar com sal e alho – sendo 25 gramas por quilo –, pimenta-do-reino e vinagre a gosto. Deixar marinar de um dia para o outro. Em uma panela de pressão, refogar o colorau com um fio de óleo e selar a rabada. Em seguida, cobrir toda a carne com água e colocar na pressão por aproximadamente 20 minutos. Conferir o ponto da carne (deve estar soltando do osso), colocar a batata para cozinhar, com a rabada, por mais 10 minutos. Sirva com arroz branco, angu mole e agrião. Rendimento: 3 pessoas.
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Belo Horizonte está localizado no Território Central/Região Metropolitana
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!