Chefs e Mestres

Festival Gastronômico movimenta Igarapé

Por Isabel de Andrade*

O final de semana promete em Igarapé, na região metropolitana. A cidade é o palco do Igarapé Sabor – Mestras e seus Temperos. Cerca de 30 mil pessoas são esperadas para o evento até domingo.

Igarapé SaborIgarapé Sabor
Festival Gastronômico de Igarapé deve receber 30 mil pessoas ( Foto: reprodução Instagram)

A Praça Miguel Henriques, no Centro da cidade, foi transformada em um espaço aconchegante para receber o público que aprecia a típica comida mineira. Na Alameda das Mestras, foram montadas 19 tendas e o público pode conhecer e saborear os pratos do festival.

São muitos pratos servidos durante o festival. Entre as opções: arroz da roça, pernil de tacho com geleia de jabuticaba; mexidão mineiro com lombo ao molho de abacaxi; bolinho de feijão fradinho; costelinha na cachaça e mel, acompanhada de purê de moranga e mostarda.

Os bolos, broas, biscoitos são as grandes atrações da Praça das Quitandas. Por lá, os visitantes podem apreciar os quitutes fritos em tachos ou assados nos fornos gigantes montados no local.

Chefs também preparam receitas da cozinha mineira e dão dicas de culinária ao público. Entre os chefs convidados estão Américo Piacenza, Renato Lobato, Leonardo Simin, Rosilene Campolina e Márcia Nunes.

A professora de Gastronomia Rosilene Campolina e a chef Márcia Nunes estão entre os convidados do festival ( Foto: divulgação)

O domingo será dedicado às crianças na cozinha. Os pequeninos vão poder participar do Saborzinho e colocar a mão na massa. Além disso, durante todo o fim de semana, o público pode conferir os shows de artistas locais no palco do evento.

Festival valoriza o saber das mestras

A quarta edição do festival promete ser um sucesso. O evento é uma iniciativa que valoriza as mestras de Igarapé. Elas têm uma importância enorme para a culinária do município, pois representam a tradição da comida mineira.

Mestra Maria Aparecida Ferreira preparou para o festival a galinha caipira com farofa de fubá suado e guisadinho de umbigo de banana ( Foto: reprodução Instagram)

As mestras são guardiãs de um saber que passou de geração em geração. Elas aprenderam a arte de cozinhar com suas mães e avós e são referências no preparo de pratos que utilizam ingredientes cultivados nos quintais de casa.

O Festival Gastronômico Igarapé Sabor fomenta a economia do município e incentiva as famílias a preservar a memória gastronômica do município. O evento coleciona premiações e já foi reconhecido pela pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e pelo Ministério da Cultura, por meio do Prêmio Culturas Populares.

Serviço:

Festival Igarapé Sabor 2022 – Mestras e seus Temperos
Local: Praça da Matriz, Igarapé
Data: até 10 de julho (domingo)
Horário: sábado, de 8h às 23h, e domingo, de 8h às 17h
Instagram: @igarapesabor

Territórios Gastronômicos

Posts Recentes

Segunda sem Carne: arepa de batata

Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.

3 anos atrás

Salada Waldorf

Uma salada deliciosa, sofisticada e fácil de ser preparada.

3 anos atrás

Experimente a caipirinha morena

Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.

3 anos atrás

Minerai: um novo conceito na gastronomia de Canaã dos Carajás

Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…

3 anos atrás

Fim de semana de festival gastronômico em Pequi

Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…

3 anos atrás

Idolo Giusti: Chef mateiro faz vivência na cultura de feijões e farinhas no sudeste do Pará

Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!

3 anos atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!