Por Isabel de Andrade*
Termina hoje em Belo Horizonte o Festival de Gastronomia e Arte, Figa. A primeira edição do evento, que começou na última quinta-feira, reúne gastronomia, música e exposições artísticas nos jardins do Palácio das Mangabeiras entre 12h e 22h.
Os jardins do Palácio foram transformados em cenário para que o público possa vivenciar uma experiência única. Conheça os restaurantes e chefs que fazem parte do evento: Alex Atala, considerado o 6° melhor restaurante do mundo e o melhor da América Latina; Olivia Mediterrâneo, assinado pelo curador do evento Jorge Ferreira, que traz ingredientes frescos, peixes, frutos do mar, carnes e legumes da região; chef Rubes Salfer, conhecido como Catarina, que já passou por cozinhas internacionais e brasileiras, e atualmente é o chef executivo do grupo D.O.M..
Também participa do “Figa” A Cozinha de Sofia, da chef Sofia Marinho, que acredita em uma cozinha de produto, com um toque de elegância, mas sem esquecer das suas bases; Okinaki, chefiado por Gabriella Guimarães e Guilherme Furtado, que usaram sua experiência internacional para servir a cozinha asiática quente; Espetacular Doceria, sob o comando de Elisa Dayrell se inspira nas pâtisseries da França para proporcionar uma experiência verdadeiramente parisiense em terras mineiras; e Popolare, do chef Raffaele Autorino, que faz a autêntica pizza italiana artesanal, com massa levíssima, um molho de tomate bem feito e os recheios que todo mundo gosta.
O público pode degustar também as bebidas oferecidas por bares exclusivos de cervejas especiais e vinhos. Há também drinks assinados pelo The URBN, referência de alta coquetelaria, com o mixologista Tiago Santos conhecido por apostar em combinações ousadas e repaginar grandes clássicos.
Além de harmonizar deliciosas bebidas com pratos super saborosos, as pessoas podem contemplar exposições artísticas ao pé da Serra do Curral. Outro grande atrativo são os shows musicais. “A ideia é colocar em um mesmo ambiente arte e gastronomia. É um evento que recebe família e pessoas de todas as idades e gostos, conta com espaço kids e é pet friendly também. Temos como símbolo a figa, que significa sorte e prosperidade”, finaliza Didio Mendes, um dos produtores do festival.
FIGA – Festival de Gastronomia e Arte
Data: sábado, 18 de junho
Horário: das 12h às 22h
Local: Parque do Palácio das Mangabeiras (rua Prof. Djalma Guimarães, 157 – Mangabeiras)
Ingressos: a partir de R$ 45 pelo Sympla
Crianças até 10 anos não pagam.
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!