Por Isabel de Andrade*
Começa hoje a contagem regressiva para a Festa Portuguesa. A 11ª edição desse evento que já se tornou uma tradição na capital mineira será no próximo sábado no entorno do Museu Abílio Barreto, que fica na Avenida Prudente de Morais, no bairro Cidade Jardim, entre 10h e 22h. A entrada é de graça.
O que esperar da Festa Portuguesa? Uma gastronomia da mais alta qualidade. Grandes restaurantes da cidade vão servir as suas comidas típicas.




Outro grande atrativo será a harmonização dos vinhos brasileiros com a gastronomia portuguesa. Também farão parte da programação cozinhas-show, artesanato e apresentações musicais de artistas brasileiros e portugueses.
O aquecimento para a grande festa começa hoje, quinta-feira, dia 9 de junho, com a abertura da Semana Portuguesa. A fadista portuguesa Ana Laíns apresenta logo mais, às 20h, o show “Mátria Língua”, no Centro Cultural Unimed-BH Minas. Os ingressos serão vendidos na bilheteria.


Ana Laíns faz parte da uma nova geração de cantoras do estilo. No concerto, a artista vai fazer uma viagem pelos maiores poetas em língua portuguesa e ritmos tradicionais de Portugal, sem esquecer um dos mais importantes escritores brasileiros, Carlos Drummond de Andrade.
Na sexta-feira, dia 10 de junho, com a presença do Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, haverá uma cerimônia fechada na Academia Mineira de Letras. Na ocasião, serão celebrados os centenários dos escritores portugueses José Saramago e de Augustina Bessa-Luís, seguido de leitura de um trecho de suas obras. Também haverá apresentação do coral Luís de Camões.
Serviço:
11ª Festa Portuguesa
Data: 11 de junho
Horário: de 10h às 22h
Local: Entorno do Museu Histórico Abílio Barreto
Entrada gratuita
Instagram: @festaportuguesabh
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.