Coluna

Dalgona coffee: café cremoso com café especial

Por Débora Reis, Coffee & Joy*

O Dalgona Coffee é uma bebida sul coreana que ganhou destaque mundial em 2020 e se popularizou nas redes sociais como TikTok e Instagram. A receita original é feita a partir da mistura de café solúvel com água quente e açúcar batidos até formarem um creme. Esse creme é colocado sobre o leite gelado ou quente. Seu nome deriva de um doce coreano chamado Dalgona por sua semelhança de sabor e aparência. Veja o vídeo completo de como fazer o Dalgona Coffee sem utilizar café solúvel.

Vídeo: Coffee & Joy

Inicialmente, as primeiras versões caseiras do drink foram ganhando destaque em canais do YouTube. Depois, foram parar no aplicativo Tiktok. Lá, a receita se transformou em um viral, com o desafio da hashtag #dalgonachallenge e por aí foi ganhando vários vídeos em que os seguidores mostravam como preparar a bebida em versões diferentes.

O Dalgona se destaca pela facilidade no preparo e a utilização de poucos ingredientes, além do resultado final ficar muito saboroso e incrível nas fotos.

Foto: Cofee & Joy

O Dalgona Coffee já conta com muitas variações de sabores, como o acréscimo de baunilha, caramelo, creme de avelã e também substituições do café por Matcha e chocolate em pó.

Agora, chegou a vez da Coffee&Joy te ajudar a fazer o Dalgona Coffee na sua casa. Dessa vez, sem o café solúvel. A mesma cremosidade do original, mas com muito mais sabor, pois vamos utilizar café de qualidade e feito na hora! Vamos lá?

Débora Reis saboreando o seu Dalgona coffee ( Foto: Coffee & Joy)

Dalgona coffee

Ingredientes:
Café especial: 50g ou 5 colheres de sopa cheias
Água: 100 ml
Açúcar: 15g ou 1 colher de sopa (opcional)
Chantilly: 1/2 caixinha (deixe o chantilly na geladeira por 12 horas ou no congelador por 3 horas antes de utilizar)
Leite quente: 100 ml

Modo de preparo:
Prepare o café normalmente no coador. Utilize uma proporção mais concentrada: 5 colheres de sopa bem cheias para 100 ml de água.

Obs: Se preferir, pode utilizar outras formas de preparar o café em casa mais intenso, como na cafeteira italiana ou máquina de espresso. O importante é que o café fique bastante intenso e concentrado.

Bata o chantilly gelado até ficar firme. Você vai gastar por volta de 3 minutos na batedeira. Também é possível utilizar um fouet (batedor manual) no processo. A diferença é que o tempo para o chantilly ficar no ponto será maior.

Após bater o chantilly, adicione o açúcar.

Acrescente uma parte do café pronto no chantilly aos poucos (cerca de 30 ml). Misture até ficar homogêneo. Adicione a quantidade suficiente para ficar com o gosto de café e atingir a consistência que quiser. Lembre-se: quanto mais café colocar, mais líquido fica o creme.

Aqueça o leite no microondas ou forno. Não deixe ferver. Bata com uma cremeira, com mixer ou potinho para que fique bem cremoso.

Em um copo, coloque o leite cremoso até dois dedos da borda do copo. Adicione o resto do café bem devagar para que dê o efeito de duas cores. Por fim, adicione o chantily com café por cima.

Antes de tomar, misture o creme com leite usando uma colher ou canudo.

Dica Coffee & Joy:

  • Dá para fazer gelado também! Nesse caso, substitua por leite gelado e adicione pedras de gelo! Fica uma delícia.

Enjoy!

Post publicado originalmente em Coffee & JoyDalgona coffee: receita de de café cremoso com café especial Coffee & Joy sem usar café solúvel

Territórios Gastronômicos

Posts Recentes

Segunda sem Carne: arepa de batata

Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.

3 anos atrás

Salada Waldorf

Uma salada deliciosa, sofisticada e fácil de ser preparada.

3 anos atrás

Experimente a caipirinha morena

Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.

3 anos atrás

Minerai: um novo conceito na gastronomia de Canaã dos Carajás

Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…

3 anos atrás

Fim de semana de festival gastronômico em Pequi

Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…

3 anos atrás

Idolo Giusti: Chef mateiro faz vivência na cultura de feijões e farinhas no sudeste do Pará

Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!

3 anos atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!