Acompanhe mais uma simples e deliciosa receita do Projeto Lendas, uma gostosa iniciativa da Faculdade de Gastronomia Univeritas, que conta histórias e lembranças dos sabores afetivos de famílias. Hoje a receita é de Bolinho de chuva da estudante de gastronomia Júlia Raquel de Paula Oliveira . Confira sua história e a receita!
Veja mais receitas do Projeto Lendas com suas memórias afetivas
Bolinho de Chuva
Por: Júlia Raquel de Paula Oliveira
História da receita
Minha avó materna Terezinha Vieira de Paula, que morava em Inhaúma me contou como o bolinho de chuva ficou marcado em sua vida e como passou a receita para outra geração.
De acordo com ela minha bisavó Maria Vieira fazia esses bolinhos, pois não tinha muitas opções de comida para o café da manhã. Ela fazia quase sempre e amava comer no dia de chuva. Servia tanto para café da manhã e da tarde.
Na época era feito com bicarbonato porque não tinha fermento químico e também era feito com açúcar mascavo feito na própria fazenda que trabalhavam.


Minha avó ensinou minha mãe Júnia Marta de Oliveira a fazer, porque não tinha muitas condições. Minha mãe ama o bolinho de chuva e me ensinou também a fazer. Lembro-me quando mais nova dela fazendo, principalmente quando chovia. Amava comer de manhã tomando chá de erva doce.


E até hoje eu amo esse bolinho, ainda fica mais gostoso quando chove. Sou grata a essa receita tão simples que me traz felicidade.
RECEITA
Bolinho de chuva


Ingredientes:
- 4 xícaras de farinha de trigo
- 3 ovos
- ½ xícara de amido de milho
- ½ xícara de açúcar
- 1 colher de fermento químico
- Leite até dar a liga
- Canela
- Açúcar para passar em volta
- Óleo para a fritura
Modo de Preparo:
- Em uma tigela coloque a farinha peneirada
- Junte o amido de milho e o açúcar com a farinha
- Na outra tigela bata as claras em neve em seguida misture a gema
- Misture os ovos nos secos
- Coloque o leite até da liga de chiclete
- Coloque o fermento
- Despeja o óleo na panela, deixar esquenta ate uma temperatura media e frite.
- Passe no açúcar com canela e sirva-se.














Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Inhaúma está localizado no Território Cerrado/Portal do Cerrado


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.