Dani Murad compartilha uma receita que é carregada de memória afetiva.
Por Isabel de Andrade*
O homus tahine é uma receita típica da culinária árabe que faz parte da vida da jornalista e influenciadora digital Dani Murad.
A dica da jornalista é servir a pasta de grão de bico acompanhada de pão árabe, torradas de pão integral ou legumes crus cortados em palitos como cenoura, abobrinha…


Minha bisavó veio refugiada do Líbano e, desde sempre, todas as comemorações na minha casa tem quibe cru, homus, coalhada seca e tabule, basicamente”, comenta Dani.
Como a própria Dani diz, não precisa ter festa pra fazer homus. Então, aprenda com ela a receita.


Homus tahine
Ingredientes:
Grão de bico cozido: 1 pacote (guarde a água do cozimento)
Suco de dois limões (se precisar, coloque mais)
Tahine: 2 colheres
Alho cru: 2 dentes ou 1 cabeça de alho assada
Azeite e sal a gosto
Modo de preparo:
Coloque o grão de bico de molho de um dia para o outro. Troque a água duas vezes.
Retire a água. Lave o grão de bico antes de colocar na panela. Não precisa descascar. Cubra os grãos com água abundante e cozinhe por meia hora. Não dispense a água.
No liquidificador, coloque os grãos pouco a pouco para bater com uma quantidade de água. Tudo morno para facilitar. Se o seu liquidificador não for muito potente, vá pulsando.
Você pode colocar os outros ingredientes na medida em que bate o grão de bico. Tem que ter paciência porque o liquidificador caseiro não deve ser forçado, senão ele pode queimar.
Depois que a pasta estiver na textura da sua preferência, prove. Se precisar, coloque mais sal, azeite e limão. Sirva com azeite por cima.
Serviço:
Instagram: @agenteaddora
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.