Acompanhe mais uma coluna Sabores do Vale, da Izabelle Carli e, se programe para conhecer essa deliciosa região do Território Gastronômico da Mantiqueira, seus atrativos naturais, seus cafés maravilhosos e as deliciosas receitas com o ouro negro de Minas Gerais
Veja Também: Sabores do Vale: Vivencie a rota turística do café em Santa Rita do Sapucaí
Sabores do Vale: Santa Rita do Sapucaí
Por: Izabelle Carli*
Lugar de boas experiências, de comer bem e ter belos encontros! Santa Rita do Sapucaí vale a pena por todos os ângulos!


A zona rural de Santa Rita do Sapucaí pelo olhar incrível do publicitário e fotógrafo Mill ( @millsantarita ), um olhar único sobre nossas belezas e tradições
Conversando com o Chef Eduardo Avelar esta semana tive a dimensão e a confirmação do que encontramos aqui em Santa Rita do Sapucaí, uma cena gastronômica rica, diversa, criativa, surpreendente. Ao ser questionada, por uma leitora, sobre a expressão cunhada pelo Chef Avelar de que aqui é a Mantiqueira/Sul Suíça, entendi e concordei com ele. Temos história, tradição e paixão por nossas cozinhas, e temos uma paisagem arrebatadora, lugares lindos e incríveis para conhecer, desbravar, experimentar. Nosso terroir é fantástico e pode ser comparado às mais belas paisagens da Europa, por exemplo! Além da gastronomia rica e sensível que nos faz ter água na boca quando pensamos naquela comidinha mineira tão diferenciada. E para entender direitinho sobre tudo isto que estamos falando vale a leitura do livro “ Cozinha Mineira – dos quintais aos territórios gastronômicos”, lançado em 2020 pelo Chef Avelar e que identifica e denomina cada região de nossa Minas Gerais. O link sobre o livro tá aqui : https://territoriosgastronomicos-hom.uai.com.br/2020/07/05/chef-eduardo-avelar-lanca-livro-no-dia-da-gastronomia-mineira/


E você pode comprar aqui: Cozinha mineira – Eduardo Avelar – Editora Letramento


E para conhecer e vivenciar experiências turísticas diferenciadas pela rota do café, com roteiros programados e assessoria especializada você pode falar com os receptivos que estão atuando no município: o Olhe Bem as Montanhas ( @olhebemasmontanhasmg ) e o Seo Terroir ( @seoterroir ).


Experiências como a do “borná do Barão” ( @pousadadobarao ), servido na panelinha de ferro, acompanhado de uma bela cerveja artesanal da ACS Beer ( @acs_beer ) são inesquecíveis. Água na boca, né!
E, encerrando nosso “pequeno dicionário amoroso do café”, faltou falar de dois métodos:


Aeropress ou Presca
Se pudéssemos usar três palavras para explicar este modo de preparo, seriam: precisão, praticidade e, claro, versatilidade. Versátil porque todos os tipos de moagem podem ser utilizadas nela e prática pois é pequena, leve e pode ser carregada para qualquer lugar, seja trabalho, viagem ou lazer. Neste método, o café moído misturado com a água fervida é pressionado e extraído através de um filtro de papel em sua base. O resultado é sempre uma bebida que ressalta o aroma e características naturais do grão.


Café Turco ou Ibrik
Este método está entre um dos mais antigos, muito comum nos países árabes, na Turquia, Rússia, Grécia e em alguns países do Leste Europeu. A grande diferença deste método é que a água é fervida com o café, que não é filtrado. Com a utilização do pó em moagem extrafina, a bebida é caracterizada como densa e adocicada. Alguns tradicionalistas adicionam uma colher de água fria sobre a bebida pronta, o que ajuda a separar o pó da bebida.


Fechamos com uma receita, mas também com mais uma linda foto do nosso amigo Mill. Venha conhecer Santa Rita do Sapucaí !
RECEITA DO LIVRO DELÍCIAS DO CAFÉ


Foto ilustrativa
Nada mais mineiro que uma farofa para acompanhar as refeições. E esta é especial, com café, receita da D. Rachel Guido Rocha Lemos publicada no livro Delícias do Café!
Farofa Diferente com Sabor Café!
Ingredientes:
- 100g de margarina
- 2 cebolas batidas
- 1 xícara de uvas passas brancas
- 1 xícara de queijo ralado
- 1 calabresa ralada
- 2 colheres ( sopa ) de café torrado picadinho
- 2 pacotes de biscoito salgado
- 3 ovos cozidos
- cheiro verde
- 100 g de bacon
- 1 lata de milho verde
Modo de fazer:
Frite na margarina o bacon, a calabresa ralada, a cebola, o café e o milho verde. Bata o biscoito no liquidificador e acrescente à mistura. Apague o fogo e coloque o queijo ralado, o cheiro verde e os ovos picados.
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Santa Rita do Sapucaí está localizado no Território Mantiqueira/Sul Suíça


Veja também:
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.