Veja também: Sabores do Vale – Vivencie a rota turística do café em Santa Rita do Sapucaí
Por: Izabelle Carli*
Anna Openheimer, criadora do Cafetelier, Q-Arábia Grader, especialista em cafés especiais
Hoje já vou começar com spoiler! É carnaval, ainda estamos passando por momentos complicados devido à pandemia mas nada impede que a gente se divirta tomando deliciosos drinks à base de café, sugeridos pela Anna Openheimer, do Cafetelier, um lugar super charmoso de Santa Rita do Sapucaí onde acontecem experiências incríveis com café.
Mas , vamos por partes.
Estamos sempre falando de cafés especiais mas nos esquecemos de que existe um monte de palavras novas para muita gente, a “whole new world” inclusive para mim, que fui fazer um curso básico de degustação de cafés e ando pesquisando sobre o assunto.
Bom, aí aprendemos quais são as características de um café especial ( já falamos em uma coluna anterior mas repetimos aqui: segundo a Metodologia de Avaliação Sensorial da SCA ( Specialty Coffee Association), café especial é aquele que atinge, no mínimo, 80 pontos na escala de pontuação da metodologia ( que vai até 100 ). São avaliados os seguintes atributos: fragrância/aroma; ausência de defeitos; doçura; sabor; acidez; corpo; finalização, harmonia. O café especial possui características únicas e é impossível não sentir a diferença entre ele e o café tradicional).
E neste universo de cafés especiais começamos também a ouvir palavras e expressões como terroir, Mantiqueira da Minas, Qgrader, métodos de extração e por aí vai. Curiosos que somos, procuramos aprender com os especialistas, e um deles é a Anna, que criou o projeto do Cafetelier quando estudava arquitetura em Ouro Preto. De volta a Santa Rita, e seguindo os passos do pai, que já era um Qgrader ( mais um termo novo para aprender! ), deu nova visibilidade e importância ao café produzido no sítio da família, o Sítio Dois Irmãos. Especialista em torra de café, ela foi aprimorando técnicas para colher grãos especiais, valorizando a qualidade da bebida.
O Cafetelier é um laboratório de seleção e fornecimento de nano lotes de cafés para torras experimentais, artesanais ou caseiras, lá eles fazem a análise dos lotes e preparam o café para comercialização.
Bom, e sobre os novos termos, vamos começar por alguns deles.:
Além de ser um espaço super charmoso para visitar, o Cafetelier promove mini cursos e experiências como a que vai acontecer agora, dia 28, em pleno carnaval, sobre Ritual e Métodos de Extração de cafés especiais ( @cafeteliermg ). No site você encontra dicas, receitas, a programação de cursos e textos super bacanas sobre o mundo do café ( https://www.cafetelier.com.br/ ).
Você também pode experimentar o café da marca
Bom , então vamos nos deliciar com as receitas do Cafetelier para o carnaval. Com moderação!
Cold Brew é um método de extração de café a frio, uma mistura de café com água fria, que é filtrada após uma infusão de, no mínimo, 12 horas. O resultado é um café com sabor refrescante, adocicado e cremoso. O Cafetelier produz seu próprio cold brew, mas você também pode fazer o seu em casa!
– 2 limões / 1 pêssego fresco / 1 kiwi
– 1 dose de cachaça prata
– ½ dose de xarope simples
– gelo
– 1 dose de Cold Brew Cafetelier
Em um mixing glass colocar gelo, despejar o xarope, a cachaça e o suco de 1 e ½ limão e misture, coloque as frutas picadas no copo. Encher um copo baixo com pedras de gelo quebradas e despejar a mistura coada. Despejar o café por cima lentamente para permanecer no topo e decorar com uma fatia do limão.
– gelo
– chá de hibisco (temperado com mel ou não)
– suco de laranja natural
– 1 dose de tequila
– 30ml Cold Brew
Despeje o chá de hibisco já frio em um copo cheio de gelo, depois o suco de laranja devagar e por último a dose de Cold Brew. Decore a taça com folhas da coroa de um abacaxi.
– 200ml café coado
– 1 colher chá de mel
– 1/2 limão espremido
– pitada de gengibre em pó
Faça o café e acrescente os ingredientes seguintes, misture tudo e pronto! Cura até dor de amor.
-opção gelada (despejar em muitos cubos de gelo) ou quente.
Veja Também:
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!