Aproveite essa receita e viaje no tempo até a casa da vó, coloque a mão na massa e prepare você mesmo aquele macarrão fresco, cozinhe e escolha o molho de sua lembrança afetiva. Que tal um suculento de tomate com carne moída, ou quem sabe de bacalhau desfiado ou mesmo de sardinhas em conserva, mas todos com azeitonas e ovos cozidos. Ah! Não se esqueça do queijo parmesão ou minas curado raladinho por cima. Boas lembranças!
Macarrão da Vó
Ingredientes:
- 1 kg farinha de trigo
- 8 ovos
- 1 xícara(chá) de água
Material:
- Cilindro
Para cozinhar:
- água, sal e óleo
Como fazer:
Por a farinha numa vasilha, fazendo um círculo ao centro para por os ovos
Por os ovos e com as pontas dos dedos incorporar à farinha sem amassar
Por a água aos poucos e amassar mas sem sovar a massa
Quando estiver homogênea cortar em pedaços e passar no cilindro até que fiquem numa espessura bem fina como uma folha de papel
A medida que for abrindo colocar as massas sobre a mesa cobertas com um pano
Deixar descansar por cerca de uma hora até que a massa fique mais seca
Dobrar cada pedaço várias vezes e com uma faca fazer cortes na largura desejada (que será a largura do macarrão)Assim que cortar, cozinhar em água fervente ( seguir a proporção de 1 litro de água para 100 gr de massa), com um fio de óleo e sal a gosto.
Retirar a massa quando estiver al dente, escorrer e servir com o molho de sua preferência
*Receita fornecida por Carmela Megale Barcelos de Pitangui, para o Projeto Sabores de Minas


Adotados pelo Sabor
Arroz, tutu, frango e macarrão. Com um cardápio desses, não restam dúvidas de qual dia da semana está em questão, não é mesmo?
É domingo, dia de reunir a família em volta da mesa e de se fartar com essas iguarias, que ha muito tempo, aparecem religiosamente em muitas moradias.
Assim, é também na casa de Dona Carmela Megale Barcelos, onde a combinação é a pura tradição do domingo. As únicas variações permitidas são com relação ao preparo do frango, que pode ser cozido, frito ou ensopado, ou quanto aos familiares presentes, que chegam a somar 54 pessoas.
E para dar uma pitada generosa de tradição à nossa história, basta dizer que o macarrão é de produção caseira, preparado pelas mãos de nossa anfitriã e de suas filhas. Ä receita foi trazida da Itália por minha avó. Quando mamãe fazia ela usava um rolo de madeira para abrir a massa, mas hoje temos o cilindro para facilitar”, recorda.
Com molho suculento de carne moída e caprichosamente decorado com azeitonas, o macarrão da vó encanta e acaba arrematando outros”netos” para essa grande família.
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Pitangui, está localizado no Território Cerrado/Centro Oeste


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.