Por: Izabelle Carli*
Dorotéia Rennó Moreira, parente de Sinhá Moreira, assumiu os negócios da família, uma área tradicionalmente dominada por homens
Você, talvez, já tenha ouvido falar de Sinhá Moreira, a mulher visionária que, na década de 1950, deu início ao processo de industrialização de Santa Rita do Sapucaí, uma pequena e pacata cidade do interior, de economia predominantemente agropecuária e que, de repente, começou a receber estudantes do Brasil inteiro para estudar eletrônica. Com recursos próprios, vindos de sua família, tradicional produtora de café da região, Luzia Rennó Moreira, a Sinhá Moreira, criou a Escola Técnica de Eletrônica “ Francisco Moreira da Costa” ETE, nome de seu pai, primeira escola de ensino técnico em eletrônica da América Latina. E a escola só foi possível porque Sinhá foi até o presidente da república na época, Juscelino Kubitschek e pediu para criar, por decreto, o curso de eletrônica no Brasil, que até então não existia.
Sinhá Moreira, a empreendedora visionária que transformou Santa Rita do Sapucaí
Dos bancos da ETE começaram a surgir amizades e projetos de tecnologia que se transformaram em empresas e a cidade começou a virar um polo de eletrônica conhecido internacionalmente. Fomos reconhecidos como um Arranjo Produtivo Local de Eletroeletrônica – APL em nível Pleno, consolidado, e, agora, também, somos um Parque Tecnológico Aberto, que engloba todo o ecossistema de inovação e empreendedorismo da cidade, um modelo inédito e inovador, no Brasil e no mundo. O município inteiro, até suas fronteiras, é um parque tecnológico!
Sinhá Moreira, obviamente uma mulher à frente de seu tempo, inspirou, e inspira, muita gente na cidade. E foi com este espírito empreendedor que nasceu o grupo Mulheres Empreendedoras do Café, mulheres que se envolvem com a produção cafeeira que está na família há anos, assumindo total ou parcialmente os negócios, e imprimindo um tom especial à lavoura e à produção de café, com destaque para os cafés especiais que, como já falamos, já integram oficialmente a rota do café do Ministério do Turismo.
Este grupo, inovador, reuniu, em 2019, no teatro do Inatel, mais de 700 mulheres ligadas ao universo do café em Santa Rita e região, uma experiência marcante que deve se repetir em 2022, pós-pandemia. Você pode saber mais sobre elas no instagram @empreendedorasdocafesrs.
O Encontro Mulheres Empreendedoras do Café, em 2019, reuniu mais de 700 mulheres ligadas ao café, de Santa Rita e região
Uma das fazendas pioneiras na cidade em trabalhar com cafés especiais e preparar um roteiro de experiências para os turistas da rota do café é a GrandPa Joel´s Coffee ( https://www.grandpajoelscoffee.com/ ), que além das experiências com café na fazenda, possui uma charmosa cafeteria na cidade, onde você pode experimentar não só o café especial mas outras delícias feitas com café.
A fazenda recebe visitantes para conhecer o cafezal e a produção, acompanhar a torra e degustar cafés, além de conhecer a gastronomia local.
Uma das coisas mais legais que o pessoal da GrandPa faz é trabalhar com economia colaborativa, desenvolvendo diversas parcerias para a produção local não só do café mas de derivados do café como licor, chá, sobremesas e outros produtos associados..
Para o evento Mulheres Empreendedoras de 2019 desenvolveram, em parceria com outras produtoras, o café Sinhá, edição limitada de um café especial cuja a renda foi toda revertida para o hospital local, o Antonio Moreira da Costa.
Bom, e a receita de hoje é? Com café, claro!
De Sâmia Hauly Cruz, 3o lugar no 2o Festival Regional do Sul de Minas “ Delícias do Café” 2005 – receita publicada no livro Delícias do Café, de Marina de Castro Barbosa
Ingredientes:
8 ovos
8 colheres ( sopa ) de farinha de trigo
6 colheres ( sopa ) de açúcar refinado
1 colher ( sopa ) de chocolate em pó
1 colher ( sopa ) de café solúvel
1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado
1 pacote de côco ralado
Modo de fazer:
*Izabelle Carli , nova colaboradora do Territórios Gastronômicos é Jornalista, produtora cultural, amante de livros e bichos, não necessariamente nesta ordem. Organizadora do Festival de Gastronomia e Cultura de Santa Rita do Sapucaí – Sabores do Vale, do Festival do Livro do Vale da Eletrônica- Festivale e de eventos de experiência. Em tempos de pandemia, lançou canal no YouTube apresentando a gastronomia da cidade com receitas e dicas de aproveitamento total de alimentos.
YouTube: Sabores do Vale SRS
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Santa Rita do Sapucaí está localizado no Território Mantiqueira/Sul Suíça
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!