Participe desse projeto desenvolvido pelos professores de gastronomia da Univéritas – BH, aberto a toda a comunidade acadêmica e também para os demais apaixonados por receitas afetivas. Mande para nós uma receita que conta história de sua família, da sua infância ou de sua região. Conte quem preparava e tente descrever sua emoção e os sabores para compartilhar com nossos leitores. Não se esqueça de mandar fotos e a localidade onde a história se passou. territoriosgastronomicos-hom.uai.com.br ou gastronomia.bh@univeritas.com
Por: Camila Quintanilha Scofield – Estudante de Gastronomia
Pastel da vovó
Dona Servita Silva Quintanilha 97 anos, mãe de 9 filhos, minha avó e a inspiração e tradição de toda uma família.
Desde pequena eu convivo com a tradição da mesa cheia, reunidos a seu redor regados de muito amor envolvido em cada preparo, minha avó tem uma bagagem vasta na tradição culinária mineira e indígena; filha de índia e casada com negro ela simplesmente fez a junção de duas tradições extremamente complexas em sabores e com diversas técnicas a qual ela nunca estudou sobre elas.
Vovó veio a estudar com 19 anos de idade, até então ela não sabia ler nem escrever, mas assim que aprendeu nunca mais parou de se dedicar cada dia mais a ter conhecimento.
Em uma família pobre com poucos recursos, eu cresci ouvindo historia de como ela sempre transformou a comida em banquetes, com materiais simples fazia maravilhas que até hoje perduram nas memórias de seus familiares.
Existem várias receitas famosas dela, mas o pastel é aquele que sempre nos reuniu à mesa, quando ela fritava e a gente já comia tudo, quase nunca sobrava para o outro dia.
E hoje eu venho passar essa singela receita que tem muita historia e amor envolvidos, diante de uma tradição a mais de 60 anos.
Contudo, sempre iremos lembrar dos sabores de tudo o que ela sempre fez!
Ingredientes:
1kg de farinha de trigo.
100gr de fermento biológico fresco.
40gr de açúcar cristal.
700ml de água morna.
20gr de sal.
Modo de preparo:
Dissolva o fermento juntamente com o açúcar e a água morna, depois junte a farinha de trigo e amasse ate obter uma massa homogênea e por último adicione o sal.
Logo em seguida faça bolinhas de 20gr e deixe-as crescerem.
A última bolinha coloque-a em um copo com água fria e enquanto isso comece a rechear os pastéis.
Quando a bolinha estiver flutuando comece a frita-los, em óleo quente até dourar.
Essa receita rende em média 100 pastéis.
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!