Acompanhe uma simples e deliciosa receita de broa de fubá no Projeto Lendas, uma gostosa iniciativa que conta histórias e lembranças dos sabores afetivos de famílias. Hoje a receita é da Broa de Fubá Moça Bonita da estudante de gastronomia Helena Claudia da Silva..
Projeto Lendas: receitas, personagens e histórias de nossos fornos e fogões
Uma iniciativa dos alunos e professores da faculdade de gastronomia Univéritas do Grupo Educacional SER, mas aberta a todos os interessados, alunos de outras escolas, professores, profissionais, cozinheiros ou apaixonados pela culinária, propõe fazer um amplo resgate do acervo histórico e cultural dos costumes alimentares de cada região de Minas e de todo o Brasil.
De uma forma simples e descomplicada, o projeto desperta nos participantes a curiosidade em buscar através de uma viagem no tempo, em suas próprias histórias familiares, as memórias gustativas, afetivas, e as histórias de personagens e receitas que marcaram suas vidas, nas mais diferentes experiencias relacionadas à culturas alimentares regionais.
Segundo os professores Claudia Porto Leal e Rodrigo Ferreira, o projeto busca envolver as pessoas no seu objetivo principal que é “registrar receitas e histórias de família para preservação da cultura e identidade mineira por meio da cozinha.” Complementam ainda os professores que “A confecção de bens culturais com inclusão social e fortalecimento da cadeia produtiva ligadas à cultura popular e expressões genuínas da arte popular e à importância histórica e cultural de uma região visando garantir a continuidade e preservação do passado, suas tradições, sua história, costumes, cultura e a identidade de seu povo, são temas que deverão ser trabalhados durante o projeto. Com isso, o projeto busca registrar receitas e histórias do passado, de tradições familiares voltadas à cozinha, onde alunos descreverão receitas antigas que lhes trazem referências da memória afetiva e gustativa. Assim, valorizar e garantir a preservação de nossas identidades e cultura alimentar.”
Os objetivos específicos do projeto, segundo os professores são:
– Descrição de história de como conheceu a receita e sua ligação com a memória afetiva e gustativa.
– Descrição técnica dos ingredientes e passos do preparo da receita, preferencialmente com registro fotográfico e em formato de ficha técnica.
– Registro da pessoa onde se originou a receita, sua história e curiosidades pertinentes.
Participe dessa iniciativa e conte sua história de família, enviando um pequeno texto e a receita afetiva com fotos para ser publicada aqui – territórios.uai@gmail.com, ou gastronomiabh@univeritas.com.Colocar o nome do autor , os personagens e a cidade ou região.


RECEITA
Broa de Fubá Moça Bonita
Por: Helena Claudia da Silva
Em toda casa há uma maneira diferente de se fazer uma receita, podem ser os mesmos ingredientes com “pulinhos do gato” que diferenciam o sabor a apresentação do prato.
Minha mãe sempre preparou os bolos ou as broas com ingredientes que tinha ao alcance das mãos: coalhada, ovos caipira e fubá de moinho d’agua, sementes de erva doce e tudo o que lhe coubesse na imaginação.
Ingredientes:
- 2 xícaras de chá de fubá
- 2 xícaras de chá de açúcar refinado
- 1 xícara de chá de farinha de trigo
- 4 ovos
- 1 xícara de chá de óleo
- 200 ml de coalhada
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- Sementes de erva doce à gosto
Modo de preparo:
Peneire na mesma vasilha o fubá, o açúcar e a farinha de trigo, misture bem estes ingredientes secos na vasilha com uma colher e reserve. Bata os ovos, o óleo e a coalhada, acrescente aos poucos os ingredientes secos, bater por mais 10 minutos. Por último acrescente o fermento em pó peneirado e apenas mexa Coloque a massa em forma retangular (30×20 cm) untada com manteiga ou margarina e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido, a 180°, por aproximadamente 40 minutos. Depois de assado, assim que desligar o forno retire o bolo ainda quente e peneire açúcar refinado por cima, espere esfriar e sirva. *Pra dar um toque de modernidade assei em forma de piscininha e preenchi a piscininha com goiabada e ralei queijo. |
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.