Experimente preparar essa receita muito simples de frango recheado, que tem aquele gostinho das cozinhas do interior em dia de festa.
Frango recheado
Ingredientes:
- 2 kg de frango desossado
- 150 g de presunto fatiado
- 250 g de queijo catupiri (1 bisnaga)
- Tempero caseiro a gosto
Preparo:
Desprezar as asas, o pescoço e os pés e dar um banho de tempero na carne.
Enrolar fatias de presunto, recheadas com o catupiri, e colocar dentro das duas coxas, no espaço deixado pelos ossos que foram retirados.
Rechear o interior do frango com presunto e catupiri e costurar com o cordão.
Levar ao forno durante uma hora.
Servir fatiado e acompanhado de maionese e arroz branco.


*Receita fornecida por José Maria da Costa, de Perdigão, para o Projeto Sabores de Minas
De fino trato
A temperatura está agradável e o estômago começa a dar sinais de que é meio-dia. E para rimar com a sabedoria popular, “panela no fogo, barriga vazia”. O melhor, então, é provar o frango recheado com presunto e queijo catupiri, feito com técnica e carinho no Restaurante Tempero de Minas, Centro de Perdigão, a 150 quilômetros de Belo Horizonte. No comando da casa, José Maria da Costa, ex-garçom que, com experiência de mais de 20 anos, resolveu diversificar as atividades e abrir negócio próprio.
Pelo sorriso, está satisfeito. Convicto de que cozinha boa e atendimento exemplar representam ingredientes necessários para o sucesso, ele se preocupa com cada detalhe, ao lado da mulher, Maria Inês. Um dos mais importantes, aliás, é rechear a carne desossada de forma a preencher todos os espaços e agradar a clientela. Para facilitar a vida do (a) cozinheiro (a), ele sugere a bisnaga de catupiri, pois é mais fácil de injetar o queijo.
Relembrando seus tempos de garçom, o dono do restaurante circula pelo salão e, com elegância, “pousa” a bandeja sobre a mesa. A comida agrada em cheio e deixa saudade.
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Perdigão está localizado no Território Cerrado/Centro Oeste


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.