Veja mais receitas com tomates:
Em uma panela, pôr o azeite, os tomates cortados em gomos e em cruz, as maçãs em tiras, as uvas passas, o vinagre, o sal grosso, o molho de pimenta, a mostarda, o açúcar e a pimenta-do-reino.
Levar ao fogo alto por 15 minutos, até ferver.
Abaixar o fogo e deixar cozinhar por duas horas e meia.
Mexer sempre, até obter um molho dourado e espesso.
Guardar o molho em recipiente esterilizado.
O chutney pode ser servido com saladas, assados, torradas e sanduíches.
Nada se perde, tudo se transforma. Mônica Pletschette sabe muito bem disso, há seis anos trabalhando na feira itinerante de produtos orgânicos, em BH, ela aproveita as frutas e verduras não comercializadas para inventar na cozinha. Tomates, morangos, mangas, maçãs, todos orgânicos, quando sobram, não vão para o lixo e transformam-se em geléias e molhos. “É uma forma de não desperdiçar as sobras”, diz.
Com tomates verdes, ela faz o delicioso chutney, um molho picante e saboroso para acompanhar saladas, assados, torradas e sanduíches. A princípio, a receita era apenas para os familiares, mas a iguaria caiu no gosto dos fregueses, que passaram a encomendá-la, pois não está à venda na feira. “É saudável e gostoso, não há como não gostar”, ressalta. Para boa conservação do chutney, ela aconselha esterilizar os vidros nos quais o molho será guardado, assim como as tampas.
“É preciso fazer uma boa higienização. Bem conservado, o produto dura por mais de um ano. Depois de aberto, é bom guardar o recipiente na geladeira”, aconselha. E já que a palavra desperdício lhe causa arrepios, ela aproveita também algumas frutas para fazer sucos, geléias e vitaminas. “No meu lixo, só há o que realmente não dá para ser usado.” Aprovado.
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!