Confira a nova receita e a harmonização com cerveja do chef Juliano Caldeira. Confira o quibe de cerveja com sour cream ou creme azedo
Quibe de cerveja com sour cream
Por: Juliano Caldeira*
Ingredientes
- 1 xícara de trigo para quibe
- 500 gr carne moída
- 1 xícara de cerveja Altbier ou Amber lager
- 1 cebola picadinha
- 1/4 maço salsinha
- 1/4 maço hortelã
- 2 limões
- Sal e pimenta síria a gosto
Modo de preparo:
Hidratar com a cerveja por 30 minutos o trigo para quibe.
Escorrer e secar bem.
Refogar numa panela metade dos ingredientes (carne, sal, pimenta síria, cebola, hortelã, salsinha e suco de limão) e reservar
Misturar o restante dos ingredientes com o trigo já seco.
Rechear o quibe com o refogado e congelar.
Fritar por imersão por 3 minutos.
Ingredientes sour Cream
- 300 ml creme de leite fresco
- Suco de 1 limão
- Sal a gosto
Modo de preparo:
Numa batedeira colocar os ingredientes e deixar bater por 5 minutos ou ate ficar bem consistente, parecendo um chantily.
Harmonizando


A dica de estilo da Cerveja de hoje é Altbier, esse estilo foi criado na cidade de Düsseldorf, na Alemanha e é uma das poucas cervejas ale alemãs. O nome Alt (antigo, em alemão) refere-se ao modo de produção. A cerveja Altbier, apesar de usar leveduras Ales, é guardada por um longo período em baixas temperaturas, como as Lagers.
A cerveja Altbier apresenta uma bela coloração cobre. O equilíbrio é fundamental neste estilo e no aroma e sabor são perceptíveis notas maltadas em harmonia com notas lupuladas e seu amargor típico de cervejas produzidas na Europa.
Harmonização:
Como vamos utilizar a mesma cerveja para hidratar o quibe, essa harmonização será por semelhança. Nosso petisco é leve, pois usamos carne magra na preparação, dessa forma combina muito bem com nossa cerveja.
Dica de Cerveja:
A dica de hoje é a Bamberg Alt é uma cerveja estilo Altbier brasileira premiada internacionalmente em 2011 no Australian International Beer Awards. De coloração marrom avermelhada, turva e de creme denso e persistente. Nos aromas e sabores sobressai o malte, amadeirado com o lúpulo se revelando no final. é leve e refrescante com final seco e agradável.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.