Com vocês, um clássico da cozinha italiana: espaguete a carbonara.
Por Isabel de Andrade*
A receita de hoje tem gostinho de clássico. Sim. Um clássico da cozinha italiana.
Aprenda a preparar com o chef Felipe Bronze o espaguete a carbonara. Na receita, não podem faltar gema, queijo, porco e massa.
Mas, é claro, que esse gênio da cozinha vai dar um toque todo especial ao clássico. Confira no vídeo do “Sextou com Bronze” o passo a passo do preparo.


Super fácil, rápido e incrivelmente saboroso”, garante o chef Felipe Bronze.


Espaguete a carbonara
Ingredientes:
Guanciale (pode ser substituído por bacon): 300 g
½ talo de salsão (sem as folhas)
Espaguete: 250g
Queijo grana padano (pode ser substituído por parmesão): 300 g
Gemas: 3
Sal a gosto
Pimenta-do-reino moída a gosto
Modo de preparo:
Coloque a água do macarrão para ferver.
Descasque o salsão e corte-o em pequenos pedaços.
Corte o bacon em cubos.
Hora de ralar o queijo. Use a parte mais fina do ralado para que o queijo se dissipe na panela.
Separe as gemas da clara. Mexa com um fouet. Misture o queijo ralado e a gema, tempere com a pimenta-do-reino e mexa bem.
Confira se a água já está quente. Ponha o sal na água e coloque o macarrão. A dica do chef Felipe Bronze é calcular cerca de 100 gramas de massa por pessoa.
Enquanto o macarrão cozinha, coloque uma frigideira no fogo. Acrescente o bacon ou guanciale.
Quando o bacon começar a dourar, coloque o talo de salsão. Mexa e deixe fritar.
Confira se o macarrão está pronto. A dica do chef é provar um fio. Se ele não grudar nos dentes, está pronto.
Transfira o macarrão para a frigideira. Mexa. Pegue meia concha da água do cozimento do macarrão e acrescente na frigideira.
Em seguida, ponha a mistura da gema com o queijo ralado. Mexa, mexa sem parar até a gema cozinhar. Pode acrescentar folhas de tomilho. Pronto. Bom apetite!
Serviço:
Instagram: @felipebronze
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
Moro em Roma ha 33 anos, e posso garantir que nao existe, ao menos na receita TRADICIONAL a “Carbonara” com bacon e grana padano, se usa religiosamente o guanciale e o PECORINO….e salsao (sedano) nao existe, no prato em questao, a nao ser que o respeitado chef quer inventar outro prato..
Bom dia Sr. Luiz! Mais uma vez agradecemos a sua presença e o seu comentário. No comentário que o Sr. fez sobre outra versão do Carbonara aqui publicada encaminhamos uma observação que talvez não tenha tido a oportunidade de ver. Segue novamente nossa mensagem ao Sr.
“Obrigado pelo comentário caro leitor Luiz. Entendemos e aplaudimos esse seu respeito à tradição em seu país. A beleza da culinária está também, além das tradições, na maneira com que os profissionais conseguem preservar e promover as culturas regionais de todo canto do mundo, pois a grande maioria não tem o privilégio de conhecê-las, assim como são. Como a cozinha de raiz e seus ingredientes tradicionais não viajam, aplaudimos também os chefs de cozinha que, usando de sua criatividade, se expressam através de releituras, exatamente para homenagear e promover essas culturas que o mundo tanto admira.”