Confira a receita de Joelho de Porco do chef Juliano Caldeira e faça a harmonização perfeita com cerveja artesanal
Joelho de Porco
Por: Juliano Caldeira*
Ingredientes
- 1 Joelho de porco fresco de 1 kg
- 40 gr sal
- 10 gr açúcar
- Pimenta do reino a gosto
- 1 Ramo de alecrim
- 1 lt agua
Modo de preparo:
Deixe o Joelho marinando com todos os ingredientes durante 24h.
Retire do marinado e leve ao forno na menor temperatura que conseguir ( 130º), deixe por 2h.
Aumente a temperatura para 180º e deixe por mais 30 minutos. Para conseguir a pururuca, se o forno conseguir chegar na temperatura de 210º aumente e deixe por 6 minutos, caso contrario frite por imersão por 8 minutos.


Harmonizando


A dica de estilo da Cerveja de hoje é Belgian IPA. De cor dourada a âmbar, as cervejas do estilo Belgian IPA tem a espuma bege clara, com moderada a grande formação e boa retenção. Seu aroma é de lúpulo moderado a alto, com frequentes notas de frutas tropicais e frutas com caroço. Há também a presença de aromas florais e condimentados, indicando os lúpulos europeus.
Ésteres frutados são moderados a alto e podem incluir aromas de bananas, pêras e maçãs. Já no sabor, os sabores de lúpulo são de intensidade moderada a alta, podendo refletir em variedades americanas ou do Novo Mundo de frutas tropicais, melão, cítrico, pinho ou sabores de lúpulo floral.
O amargor nestas cervejas é alto e pode ser acentuado pelos sabores condimentados derivados da levedura. A impressão geral de uma Belgian IPA é de uma IPA com frutado e caráter condimentado derivados da utilização de levedura belga. Além disso, esta cerveja tem um perfil de sabor mais complexo e pode ser mais elevada em álcool do que uma típica IPA.
Harmonização:
Nossa cerveja tem uma carga alta de maltes, deixando-a levemente adocicada, combinando muito bem com o dulçor que acompanha nossa carne de Joelho e o amargor da cerveja, que é alto, ajuda a cortar a gordura da pururuca, limpando o palato para uma nova garfada.
Dica de Cerveja:
A dica de hoje é a Belgian IPA Dragon da Cervejaria Leuven. Uma cerveja que leva Dry Hopping de lúpulo mosaic, trazendo notas frutadas e cítricas. No paladar, a sutileza da levedura belga traz notas frutadas e condimentadas em equilíbrio com o amargor de lúpulo e breve dulçor dos maltes proporcionando um sabor muito agradável e saboroso.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.