Por Isabel de Andrade*
Você conhece a batata Hasselback? Originalmente, a receita veio da Suécia. Lá, ela é preparada somente com manteiga e sal.
A batata é cortada em tiras bem fininhas, de aproximadamente três milímetros. Quem ensina a preparar a receita é a chef Cláudia May, do perfil Na Cozinha com Claudinha.
Fica uma delícia. Pode servir como petisco para um happy hour ou até mesmo como acompanhamento”, indica a chef Claudinha.
Ingredientes:
3 batatas grandes (média de uma por pessoa)
Manteiga derretida: 4 colheres de sopa
Alho: 2 dentes triturados
Ervas secas como manjericão e orégano: 1 e 1/2 de colher de chá
Sal, alecrim e pimenta-do-reino moída a gosto
Modo de preparo:
Leve ao fogo uma panela com água o suficiente para cozinhar as batatas. Acrescente 1 colher de sopa de sal na água. Assim que começar a ferver coloque as batatas com casca. Aguarde 15 minutos até que estejam al dente.
Enquanto isso, misture bem o alho triturado e a manteiga até o ponto de uma pastinha. Adicione os temperos secos e o sal. Mexa novamente. Reserve.
Assim que der o tempo do cozimento das batatas, retire-as da água. Passe-as em água corrente fria para interromper o processo de cozimento. Muito importante: as batatas não podem ficar moles, senão você não vai conseguir fazer os cortes.
Faça os cortes nas batatas. Você deve parar o corte aproximadamente 2 centímetros antes do final da batata. Uma dica é colocar o cabo de uma colher de pau em cada lateral da batata. Assim, ele vai impedir que o corte se aprofunde.
Unte uma assadeira com um fio de azeite. Coloque as batatas no tabuleiro. Tempere-as com a pastinha e com alecrim. Leve-as ao forno preaquecido 200°C por aproximadamente 40 minutos.
Serviço:
Instagram: @nacozinhacomclaudinha
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!