Com bons produtos e criatividade você pode surpreender seus convidados com uma receita rápida de preparar, muito saborosa e sofisticada. Acompanhe a releitura do carbonara com os famosos frios Fantini, preparado pelo chef mineiro Renato Quintino.
Carbonara mineiro
Por: Renato Quintino*
Aprenda a preparar esse prato criado pelo chef Renato Quintino usando a Farina Fantini.
A Farina é um mix de defumados triturados preparados pelo “artesão” dos defumados especiais, Dilson Fantini
Criativo e inquieto, Dilson sempre surpreende com seus experimentos saborosos, e já caiu nas graças de alguns importantes chefs de cozinha de Minas Gerais.




Com simplicidade e muita criatividade, o chef Renato Quintino nos brinda com uma versão autoral do clássico carbonara, que tempera a famosa massa italiana- ovo, bacon defumado e queijo.
Acompanhe a receita do chef, destacando o ovo, um ingrediente versátil e delicioso, que você pode prepará-lo de diversas maneiras. Aqui ele brilha aromatizado com azeite de trufas brancas sobre uma polenta com queijo e a Farina Fantini.
Mais fácil, impossível!


Ingredientes:
- Ovos
- Farina Fantini ( mix de defumados triturados)
- Polenta pronta com queijo (ponto e sabor a seu gosto)
- Azeite de trufas brancas
- Flores para decorar
Modo de preparo:
Prepare um ovo cozido, frito, ou pochê, com gema mole ou dura.
Em um prato, faça uma base com a Farina Fantini e a polenta quente
Coloque por cima o ovo a seu gosto e finalize com azeite de trufas brancas
Abra um bom vinho ou a bebida de sua preferência e harmonize com o prazer.


*Renato Quintino é chef e professor de gastronomia – @renatoquintinogastronomia
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
com todo respeito pelo seu prato, que deve ser bom, nao deveria nem de perto comparar com a “vera Carbonara” e muito menos usar o nome em questao., pois o prato se faz com o “Guancialle” do porco, nunca a “Pancetta” (Bacon). isso é sò uma Americanada, que nao responde à tradicional especialidade Romana
Obrigado pelo comentário caro leitor Luiz. Entendemos e aplaudimos esse seu respeito à tradição em seu país. A beleza da culinária está também, além das tradições, na maneira com que os profissionais conseguem preservar e promover as culturas regionais de todo canto do mundo, pois a grande maioria não tem o privilégio de conhecê-las, assim como são. Como a cozinha de raiz e seus ingredientes tradicionais não viajam, aplaudimos também os chefs de cozinha que, usando de sua criatividade, se expressam através de releituras, exatamente para homenagear e promover essas culturas que o mundo tanto admira.