Araxá, a terra de Dona Beja é também conhecida internacionalmente por seus doces maravilhosos. Conheça a receita dos famosos canudinhos com fios de ovos.
Canudinho Maria de Baltazar
Da Série: Doces dos Quintais de Minas Gerais*


Ingredientes:
Para a massa
- Meio quilo de farinha de trigo
- 1 concha de óleo (100 ml)
- 4 ovos
- 1 colher (café) de sal
- Água filtrada
Para o doce de leite
- 4 litros de leite
- 1 litro de açúcar cristal
Para os fios de ovos
- 2 dúzias gemas de ovos caipiras
- 2 kg de açúcar refinado
- Água
Material:
Pedaços de cana-da-índia ou rolinhos de alumínio para fazer canudinho (vendidos em lojas especializadas))
Preparo:
Para a massa, misturar e amassar os ingredientes com água, até soltar das mãos.
Para o doce, levar os ingredientes ao fogo, em um tacho ou panela, mexendo por cerca de uma hora ou até dar o ponto, que pode ser testado colocando um pouco do doce em um prato.
Caso o doce não escorra quando o prato for virado, está no ponto.
Para fazer os fios de ovos, passar as gemas por duas peneiras ou coadores e colocá-las em um bico de confeiteiro (de menor abertura, para que os fios fiquem bem finos).
Em uma panela, ferver o açúcar.
Enquanto a calda estiver no fogo, espremer as gemas e, à medida que forem formando os fios, passá-los na água fria e deixá-los escorrer.
A montagem
Abrir a massa com um rolo e cortar em tiras de cinco centímetros de comprimento.
Enrolar os pedaços da massa em vários cilindros de cana-da-índia ou alumínio, que servirão para modelar o canudinho, usando clara de ovo para colar as extremidades.
Pôr os rolinhos para fritar em óleo quente.
Depois de frito, retirar o canudinho dos cilindros e recheá-los com o doce de leite.
Nas pontas do canudinho, pôr os fios de ovos.
*Receita fornecida por Maria de Fátima Santos, de Araxá para o Projeto Sabores de Minas


Nossa doce aventura se aproxima do fim ao lado de mais uma prazerosa companhia. Antes de pôr o pé na estrada, uma visita à casa de Maria de Fátima Santos, que tem um xodó especial pela receita que ensina.
Conhecida em Araxá como filha de Maria de Baltazar, Fatinha é só orgulho quando se lembra da mãe, falecida há pouco tempo. Foi dela que herdou os segredos do famoso canudinho com fios de ovos, um doce que exige delicadeza e sensibilidade no preparo e na degustação.
Fatinha trabalha sempre à tarde e, por isso, só faz o doce por encomenda, o que já não é pouco. Enquanto prepara os canudinhos, ela alimenta a saudade com as lembranças da mãe, presentes até nos utensílios usados para fazer o doce: o tacho de cobre, o saco de confeiteiro em couro, a panela com três bicos na parte inferior, para fazer os fios de ovos, e dezenas de pedaços de cana-da-índia para enrolar a massa.
A cana-da-índia exige atenção especial, como ensina Fatinha: “Quando a pessoa for usar os rolinhos pela primeira vez, deve lixar as pontas, lavar bem e fritá-los em três óleos diferentes, por oito minutos”. Os canudinhos podem ser congelados sem que isso afete o sabor, o que permite a Fatinha enviá-los a clientes de todo o país, e até para o exterior. “Já mandei para Rondônia e para os Estados Unidos”, conta.
Entre canudinhos e conversas, a viagem termina repleta de belas histórias de famílias e de gente apaixonada pela cozinha. Com doces sabores na bagagem, nos despedimos da terra de Dona Beja.
Até a próxima!
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Araxá está localizado no Território Cerrado/Araxá


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.