Por: Max Faustino*
Olá leitores do Territórios Gastronômicos!
Essa semana trago para vocês, um drink refrescante e leve para amenizar esses dias quentes que estamos vivendo aqui em nossa capital mineira. Apresento a vocês o Mojito, um destilado com base alcoólica de rum branco e insumos de fácil acesso a todos, como suco de taiti fresco, hortelã, xarope de açúcar e água gaseificada.
Como muitos coquetéis clássicos, sua origem se perdeu com o tempo, mas existem dados históricos que constatam uma primeira aparição em corsários da coroa inglesa. Posteriormente ele foi encontrado em Havana, com uma alteração em seu processo de produção que envolve a cana de açúcar, até chegar ao rum que conhecemos hoje. Há também a possível influência de americanos que levaram um outro coquetel para Cuba e deixaram sua contribuição através do Mint Julep (Coquetel com Bourbon, Angustura bitter, hortelã e xarope).
Pois bem, vamos ao que interessa, nos refrescar.
RECEITA:
Para esse drink vamos precisar de:
– 50 ml Rum Carta Branca.
– 20 ml suco de Taiti.
– 20 ml xarope de açúcar (1:1) (xarope simples consiste em: 1 parte de água para 1 de açúcar.)
– 12 folhas de hortelã.
O preparo é bem simples!
Em um copo long drink de sua preferência coloque o rum, o suco de limão taiti fresco e xarope de açúcar.
Agora vem o pulo do gato desta receita: coloque as folhas de hortelã na palma de uma de suas mãos e de um pequeno tapa nelas, assim você obterá o frescor da hortelã e não uma picância indesejada ao drink.
Depois desse tapinha nas folhas coloque-as no copo juntamente com os demais ingredientes e cubra com gelo até a boca de seu copo.
Complete com a água gaseificada de sua preferência, misture, decore com um galho de hortelã e uma fatia de limão e estará pronto para se refrescar!
Pessoal, essa é minha indicação de drink da semana para vocês se refrescarem, numa piscina, com churrasco em qualquer lugar, fácil simples e direto ao objetivo.
Aguardo vocês no Nuúu Restaurante para tomar uns bons drinks comigo, estamos no endereço: Rua Arturo Toscanini nº 41 Savassi.
Muitíssimo obrigado ao Chef Eduardo Avelar e a toda equipe do Novotel BH, semana que vêm estarei de volta com mais drinks e histórias.
*Max Faustino é Bartender, Mixologista do Nuúu Restaurante do Novotel Savassi em Belo Horizonte e colaborador do Territórios Gastronômicos
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!