Aprenda a preparar esse delicioso petisco de boteco de Rio Acima-MG. Língua recheada com bacon. Confira!
Língua trem bão
Da Série: Petiscos dos Botecos de Minas Gerais*
Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de colorau
- 2 línguas de boi inteiras
- 1 xícara (chá) de azeite
- 8 dentes de alho (4 amassados e 4 partidos ao meio)
- 1 colher (sopa) de sal
- 1 cebola grande picada
- 3 tomates (sem pele e sem sementes) picados em cubo
- 1 pimentão verde, picado
- 2 colheres (sopa) de vinagre
- 200 g de bacon cortado em tiras grossas
- 2 folhas de louro
- Cheiro verde
Preparo:
Para limpar bem as línguas, fervê-las (com água até cobrir), com as duas colheres de vinagre, na panela de pressão (tampada), por 30 minutos.
Desprezar a água.
Retirar a pele, com uma faca de ponta fina.
Em seguida, fazer furos na carne e preenchê-los com as tiras de bacon e os dentes de alho partidos ao meio.
Aquecer o azeite em uma panela e refogar as línguas, virando-as de um lado para o outro, até dourar.
Retirar o excesso de azeite da panela e pôr as folhas de louro, cebola picada, colorau, tomates, pimentões, alho (amassado) e sal.
Cobrir com água quente e deixar ferver até o caldo engrossar e ficar consistente.
Salpicar com cheiro verde.
Fatiar as línguas e servir com pão francês.


*Receita fornecida por Carlos Alberto Rocha Elias, de Rio Acima para o Projeto Sabores de Minas
Cenário deslumbrante
Aviso aos navegantes: sentar-se às mesas da varanda no Bar e Pizzaria Trem Bão, no Centro de Rio Acima, não é tão simples quanto parece. “Tem que chegar cedo. A procura é muito grande”, alerta Carlos Alberto Rocha Elias, dono do estabelecimento. E quem consegue lugar, não o divide com ninguém, porque a companhia perfeita está ao lado. “É o Rio das Velhas que, em noite de lua cheia, oferece um espetáculo à parte”, conta.
É verdade. As águas mansas refletem a luz da Lua. Um cenário deslumbrante. Está explicado o sucesso da varanda. “Aqui é lugar de inspiração para casais apaixonados e poetas”, brinca. Mas, ali, o rio não reina sozinho e, desta vez, quem se inspira é o paladar. Enquanto os astros se misturam com as águas doces, Elias aproveita para dar seu toque ao romantismo. Corre para cozinha e prepara a língua Trem Bão.
O nome diz tudo. Recheada com tiras de bacon e dentes de alho, a língua é saborosa e combina perfeitamente com o luar sobre a sacada. Mas, como toda boa receita tem seus segredos, Elias revela: “A língua deve estar limpa e aconselho deixá-la na panela de pressão por 30 minutos, com água e vinagre”. E para acompanhar, nem pense em pedir refrigerante ou suco. “Tem que ser cachaça ou cerveja, caso contrário perde-se o sabor”, brinca.
Diante disso, resta a dúvida: seria a língua ou as águas mágicas do rio o carro-chefe do Trem Bão? “Aqui, eles são unha e carne”, diverte-se Elias.
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Rio Acima está localizado no Território Central/Entorno


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.