Aprenda a preparar esta receita de couve flor assada, bem rápida e saborosa. Perfeita para seu dia a dia.
Couve flor assada com presunto e queijo
Ingredientes:
- 2 couves-flores médias
- 500 g de presunto fatiado
- 500 g de mussarela fatiada
- 2 colheres (de sopa) de sal
Preparo:
Cortar os cachos da couve-flor e aferventá-los com sal até ficarem bem macios.
Colocar para escorrer e, depois, dividir cada um ao meio, no sentido vertical.
Cobrir todo o fundo de um tabuleiro com a couve-flor.
Em seguida, cortar as fatias de presunto em quatro partes e espalhar sobre a couve-flor.
Finalmente, colocar as fatias de mussarela. Levar ao forno pré-aquecido (180 graus), e deixar assar até ficar bem corado, algo em torno de 20 minutos.
Se quiser, o presunto pode ser substituído por carne moída, refogada e temperada.


*Receita fornecida por Maria José da Silva, de Rio Manso para o Projeto Sabores de Minas


Mistério ao forno
O relógio marca meio-dia, quando chegamos ao distrito de Souza, em Rio Manso, a 62 quilômetros de Belo Horizonte. O dia está quente, pede uma comida leve, dessas que descem suavemente. Na terra da couve-flor, a “prata da casa”, certamente, deve ser a melhor pedida. Conversa vai, conversa vem, um morador indica a talentosa dona de casa Maria José da Silva, de 49 anos, que cozinha divinamente e faz um prato que parece pizza, mas não é, parece torta, mas também não é. Mistério.
Simpatia em pessoa, Maria José, casada com Altair, explica que o marido aprendeu a receita na Ceasa e o prato faz o maior sucesso nas reuniões familiares. Em menos de uma hora, ela prepara a “couve-flor assada”, que, embora não exija grandes malabarismos culinários, tem um resultado surpreendente, na forma, cor e sabor. O primeiro passo é mergulhá-la em água salgada e deixar cozinhar por alguns minutos, para ficar bem macia.
Depois, com arte, Maria José corta os cachos e forra o fundo do tabuleiro. As fatias de presunto vão se acomodando, para facilitar na hora de tirar os pedaços. Na saída do forno, decifre o enigma: é pizza, é torta? Na dúvida, simplesmente saboreie.
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Rio Manso está localizado no Território Central/Entorno


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.