Aprenda a preparar essa receita de pão de mel decorado para fazer a festa da criançada. Confira!
Pão de mel decorado
Da Série: Doces dos Quintais de Minas Gerais*
Ingredientes:
Para a calda
- 500 g de açúcar mascavo
- 2 xícaras (de chá) de água
Para a massa
- 4 xícaras e meia (de chá) de farinha de trigo
- 2 colheres (de sopa, bem cheias) de chocolate em pó
- 1 colher (de café) de cravo-da-índia moído
- 1 colher (de café) de canela em pó
- 1 colher (de sopa, rasa) de bicarbonato
- 1 pitada de sal
- 1 xícara (de chá) de leite
- 4 ovos
- 1 xícara (de chá) de mel
- 1,2 kg de chocolate ao leite
Para decorar
Cereja e frutas secas (20 g de cada): nozes, castanha-do-pará, castanha-de-caju, macadâmia e pistache , ameixa preta, passas etc.
Preparo:
A calda
Levar ao fogo a água e o açúcar mascavo. Quando levantar fervura, contar 15 minutos. Deixar esfriar. Reservar.
A massa
Passar na peneira os ingredientes secos – farinha de trigo, chocolate em pó, bicarbonato, cravo, canela e sal. Acrescentar a calda, leite, gemas e mel, misturando com uma colher de pau. Bater as claras em neve e juntar à massa, mexendo bem. Pôr nas forminhas untadas com manteiga e polvilhadas com farinha de trigo. Assar em forno de temperatura média de 20 a 30 minutos.
Para montar
Derreter o chocolate em banho-maria ou no microondas e banhar os pães. Pôr um a um sobre uma placa de acetato e, antes que seque a cobertura, decorar com frutas secas e cereja. O arremate será feito com fios de chocolate derretido. Rende 90 pães-de-mel pequenos.


*Receita fornecida por Ana Maria Lara de Oliveira Figueiredo, de Boa Esperança para o Projeto Sabores de Minas


Alquimia temática
Criatividade é o que não falta em Boa Esperança, terra de muita harmonia entre o doce e o salgado. Por isso, a dona-de-casa Ana Maria Lara de Oliveira Figueiredo não desafina quando prepara pães-de-mel decorados com cerejas e frutas secas – e que também podem ser recheados com doce de leite. Se para os adultos é uma tentação, imaginem para a meninada, pois, além de deliciosos, os confeitos seduzem pela forma artisticamente trabalhada.
A facilidade com o desenho, o gosto pela cozinha e a vontade permanente de aprender levaram Ana Maria a trilhar o caminho mágico das receitas e do preparo dos alimentos. E saiu vitoriosa. Basta admirar, ainda, os bolos temáticos, fonte inesgotável de criatividade, os minibolos e os docinhos para as festas. Com o esmero dos alquimistas, ela dilui o chocolate e vai cobrindo a massa. Depois, modela o açúcar e o transforma em pequenas árvores, passarinhos e outras figuras que enfeitam a cobertura.
Diante da mesa colorida, impossível não voltar a ser criança!
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Boa Esperança está localizado no Território Mantiqueira/Lagos


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.