Aprenda mais uma deliciosa receita de frango com aquele sabor de aconchego dos temperos de Minas Gerais.
Frango à dona xepa
Ingredientes:
- 1 frango cortado em pedaços
- 6 batatas médias
- 2 cenouras
- 2 batatas baroa
- 150 g de muçarela ralada
- Óregano a gosto
- Milho verde e passas a gosto
- 1 ovo cozido cortado em rodelas
- Tempero caseiro a gosto
- 3 colheres (sopa) de óleo
Preparo:
Cozinhar os legumes inteiros antes de cortá-los em pedaços grandes. Reservar. Temperar o frango e refogá-lo em óleo. Pôr água aos poucos, até que o frango fique cozido, com o caldo do cozimento cobrindo os pedaços de carne. Bater o caldo com metade das batatas cozidas (tanto a comum quanto a baroa). Em uma panela, juntar o caldo batido com o frango e a cenoura. Levar ao fogo e deixar ferver. Salpicar queijo ralado, passas, orégano, milho verde e pôr as rodelas de ovo por cima.
Tapar a panela e deixar no fogo para derreter o queijo.


*Receita fornecida por Constance Silva, de Tiradentes para o Projeto Sabores de Minas


Simpáticas mineirices
Tiradentes é mesmo generosa com seus visitantes. Além de oferecer beleza, história e hospitalidade, a cidade reserva uma cozinha capaz de satisfazer gostos dos mais variados e não deixar nenhum paladar a ver navios. Neste corredor de sabores, a dica é obedecer aos sentidos, principalmente o olfato, que é laçado logo na porta de entrada das casas. O aroma da culinária mineira é o convite para entrarmos no Restaurante Dona Xepa, um prato cheio para quem quer se fartar do melhor da cozinha típica.
Aberto há 21 anos, o Dona Xepa é fruto de uma ideia despretensiosa que deu certo. “Meu pai ofereceu o espaço e abrimos um bar. Minha mãe fazia um caldo, um frango e o pessoal começou a frequentar. Acabamos montando o restaurante”, conta Evair da Silva, dono da casa com a mulher, Constance Silva. Ela é dentista e se divide entre o consultório e a cozinha. Garante que a correria não tira o prazer de cozinhar.
“Eu nem sabia que gostaria tanto”, diz. Esse amor, segundo o casal, é um dos segredos do bom nome que a casa conserva. “Fazer comida é algo que precisa de paixão. E nossa paixão são os clientes, o retorno que eles nos dão”, fala Evair. O retorno tem lá suas razões. Afinal, não é todo dia que a simpatia se mostra como tempero especial de um belo almoço.
Mapa dos Territórios gastronômicos de Minas Gerais: o município de Tiradentes está localizado no Território Mantiqueira/Centro Sul


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.