Confira mais uma receita de petisco que fez sucesso nas páginas do Guia Sabores de Minas anos atrás. Inhame com maçã de peito.
Mágica ebulição
Nada melhor para repor energias do que um caldo gostoso, desses que abrem o apetite logo de cara, pelo aspecto suculento, cor e aroma. Em Tocantins, a 277 quilômetros de Belo Horizonte, o inhame com maçã de peito é atração diária do Restaurante Ki Delícia, na Avenida Doutor João Cataldo Pinto, 585, bairro Bela Vista, saída para Juiz de Fora. A proprietária, Vânia Silva de Melo, diz que o prato é resultado da própria dinâmica do restaurante.
“Como assim?”, é de se perguntar, com toda curiosidade. Simpática, ela responde que as cozinhas vivem em permanente ebulição, tanto nas panelas como na cabeça de quem lá trabalha. Nada se perde, tudo se transforma, é a lei. Nessa onda criativa, a carne de segunda ganha nobreza, os legumes mais “tímidos”, como o inhame, que passam a vida escondidos debaixo da terra, resplandecem ao calor do fogo, e os temperos caseiros dão a medida exata do sabor.
Na hora de provar o caldo, todos esses pequenos detalhes vêm à mente e aguçam ainda mais os sentidos. A responsável pela mistura apetitosa é Maria Helena Pinto de Melo, sogra de Vânia e craque do time de cozinheiras, do qual fazem parte Maria e Lurdinha. Gol de letra!
Receita
Inhame com maçã de Peito
Da Série: Petiscos dos Botecos de Minas Gerais*


Ingredientes:
- 1 kg de inhame
- 500 g de maçã de peito, cortada em cubos pequenos
- 1 cebola média
- 4 dentes de alho
- 1 molho de cheiro verde
- 1 colher (grande, de servir arroz) de óleo
- 500 ml de água
– Sal a gosto
Modo de Preparo:
Bater no liquidificador a cebola, o alho, o óleo e o sal.
Levar essa mistura ao fogo, para dourar.
Misturar à carne e à água em panela de pressão e cozinhar durante 20 minutos.
Acrescentar o inhame descascado e cortado em cubos e cozinhar, também na pressão, por mais 10 minutos.
Verificar o tempero e servir quente, em prato ou cumbuca, como o cheiro-verde por cima.
Porção para quatro pessoas.
*Receita fornecida por Vânia Sílvia de Melo, de Tocantins para o Projeto Sabores de Minas


Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Tocantins está localizado no Território Mantiqueira/Doces Montanhas


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.