Por Isabel de Andrade*
Começa nesta segunda-feira, 02 de agosto, o workshop gastronômico do 8º Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu. As lives serão comandadas durante três dias pelo chef executivo do Senac em Minas, Luciano Avellar.
O chef vai preparar várias receitas. Entre elas: bolinho de banana verde recheado com queijo e linguiça caipira; cake cremoso de mandioca recheado com carne desfiada e espuma de couve; crostone de angu, crisp de bacon e queijo Minas artesanal e chutney de banana marmelo; bombom caseiro de fruta e trufa de limão capeta.
Três ingredientes principais foram selecionados para compor os pratos: linguiça artesanal paracatuense, banana marmelo e limão capeta ou taiti. Eles foram escolhidos como os protagonistas desta edição do evento e fazem parte dos cardápios preparados pelos estabelecimentos que participam do Festival.
Ao longo do mês de julho, duas categorias de concorrentes participaram da 8º Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu: restaurantes e similares, que correspondem a cafeterias, hamburguerias, pastelarias, bares, pizzarias e lanchonetes.
Os pratos servidos puderam ser adquiridos por delivery ou drive thru. E cada um deveria conter, pelo menos, dois ingredientes selecionados. A avaliação dos pratos foi feita pelo público e serão distribuídos R$40 mil em premiação para os vencedores.
O chef Luciano Avellar ressalta que considerou a escolha dos ingredientes perfeita porque representa bem a identidade gastronômica do município de Paracatu, que fica na região noroeste de Minas. “A culinária tem esse papel de resgate. É uma das nossas premissas não deixar adormecer ingredientes com tantas referências culturais”, enfatiza.
E, para acompanhar o workshop gastronômico é só ficar ligado nas lives. As transmissões serão feitas nos dias 2, 3 e 4 de agosto a partir de 18h pelo canal do Festival no YouTube. As oficinas são voltadas para proprietários de bares e restaurantes, cozinheiros e também para o público em geral. Não é necessária inscrição prévia.
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!