– Tempere sua visita a Tiradentes com pitadas de tradição e charme. Não deixe de fazer o passeio de 12 quilômetros até São João del-Rei a bordo da maria-fumaça de 1881. Saiba os horários nas estações ferroviárias das duas cidades ou na Secretaria Municipal de Turismo, pelo telefone (32) 3355-1212.
Cozinhar o inhame por 30 minutos. Escorrer uma parte, deixando apenas um copo (americano) da água e refogar no óleo com o tempero e a pimenta. Bater no liquidificador com a água reservada e levar ao fogo por 10 minutos. Ele ficará com uma consistência cremosa. Salpicar cheiro-verde. Pode ser servida acompanhada de costela de porco.
Chegar a Tiradentes é embarcar em uma máquina do tempo. Uma viagem que se torna ainda mais real quando se entra nos casarios e nas igrejas e se vê cercado de paredes que testemunharam episódios marcantes da história do Brasil. Com um pouco de imaginação, é possível até sentir um pouco daqueles fatos ocorridos em outros séculos. O exercício pode ser feito durante o almoço em um restaurante montado em uma casa de 1735, na Rua Direita, uma das mais tradicionais da cidade.
É o Restaurante Padre Toledo, que leva o nome de um dos articuladores da Inconfidência Mineira, como conta, com detalhes, o dono da casa, Luiz Francisco da Fonseca. Natural de Tiradentes, ele diz que o restaurante foi um dos primeiros do município, inaugurado numa época em que a denominação “turista” nem mesmo era usada, mas sim, a palavra viajante. “Em 1970, a cidade era carente de lugares para comer.
Quando vinha alguém, minha mãe fazia um frango, alguma comida típica. Foi, então, que ela decidiu montar a casa.” Não só o tempo de funcionamento e o espaço fazem com que o lugar seja especial. Outros fatores, como funcionários com muito tempo de casa – é a mesma cozinheira há 48 anos – e a procedência dos ingredientes, contribuem para a singularidade. “As carnes, temperos, verduras e legumes vêm de nossa fazenda, a quatro quilômetros daqui”, conta Luiz.
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Tiradentes está localizado no Território Mantiqueira/Centro Sul
Descascar o inhame, lavá-lo bem e cortá-lo em pedaços.
Pôr o óleo numa panela e refogar o inhame com o tempero, cheiro verde e bacon.
Adicionar a água e tampar.
Cozinhar durante 20 minutos.
O resultado final é um caldo grosso, com pedaços menores do inhame.
Na hora de servir, coloque mais um pouco de cheiro verde sobre a sopa.
A jornada pela região de Furnas realmente vai dar caldo! Portanto, ninguém pode deixar de aproveitar as delícias dos legumes – e raízes – da terra. Em Nepomuceno, a 230 quilômetros de Belo Horizonte, é obrigatório provar a sopa de inhame, que, na palavra das cozinheiras locais, tem mil e uma utilidades preciosas. “É depurativa, digestiva e nutritiva”, explica Maria Célia Ribeiro Lima que, ao lado do marido, José Expedito, comanda o Bar do Didi, no km 59 da BR-265.
Diante do tubérculo marrom, cuja produção é uma das riquezas do município, ela recorre à sabedoria popular para enaltecer as qualidades e garante que a iguaria é ideal para “limpar qualquer coisa ruim no sangue”. Leve, apetitoso e bem temperado, o prato vai bem principalmente à noite, e, sem exagero, pode até proporcionar um bom descanso. Um dos segredos para o alimento ficar no jeito é descascá-lo e lavá-lo bem, para retirar a terra, e refogar com cheiro verde e bacon.
Na hora da despedida, vem mais um conselho da especialista: “Sopa de inhame, pelo menos uma vez por semana, viu?” Vivendo e aprendendo.
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Nepomuceno está localizado no Território Mantiqueira/Lagos
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!