Da Série: Quintais e Quitandas de Minas Gerais*
Levar ao fogo uma panela com a água e o açúcar, para fazer uma calda, rala e clarinha.
Reservar.
Cortar os pães numa largura de dois dedos, desprezando as pontas.
Pôr o leite num prato e molhar as fatias, dos dois lados, sem encharcá-las.
Passar as gemas numa peneira, batê-las um pouco, e passar os pães.
Mergulhar quatro fatias de cada vez na calda, que deverá estar fervendo, cozinhando-as por um minuto e virando-as para ficarem iguais.
Tirar da panela com uma escumadeira e pôr num pirex, uma por cima da outra, formando camadas. Jogar bastante canela queijo ralado por cima.
Da Série: Quintais e Quitandas de Minas Gerais*
Esfarinhar os pães na calda que estará no fogo – se ela estiver muito grossa ou sem doce, adicionar um copo d’água e uma xícara de açúcar.
Juntar as claras, misturar, colocar a canela em pó e deixar cozinhar até obter o ponto – quando a massa ficar um pouco queimada, desgrudando da panela.
Virar num pirex.
Pode-se servir gelada ou natural, polvilhando por cima bastante canela e queijo ralado.
O nome parece sonho, poesia, mas quando a gente prova, vê que é a mais doce realidade. Em Acaiaca, o pão dourado é prato típico da ceia de Natal, mas, pelo sabor inigualável, está sempre presente nas mesas, encantando pelo fino paladar. Craque no assunto, a dona-de-casa Maria Helena Pereira conta que a iguaria é parente próxima da rabanada portuguesa, com um detalhe que faz a diferença: em vez de frita, é cozida na calda de açúcar.
Só de pensar já dá água na boca! Mas como a criatividade não tem limites, as cozinheiras da região inventaram um complemento não menos delicioso. Com a sobra dos pães, dos ovos e da calda do pão dourado, e boa dose de canela, elas inventaram a queimadinha, um doce escuro que também faz sucesso. “Onde tem um, tem a outra”, diz Maria Helena bem humorada, enquanto termina o preparo. Diante dos dois pratos, o coração balança.
Qual será o primeiro ataque? Seguindo as orientações, os viajantes saboreiam o pão dourado e depois a queimadinha, que deixa na boca um gosto bom de canela. Mais uma vez, prevalece a lei das cozinhas: nada se perde, tudo se transforma, de dezembro a dezembro.
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Acaiaca está localizado no Território Mantiqueira/Doces Montanhas
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!