Aproveite as claras que sobraram e use-as como ingrediente para preparar um saboroso pudim.
Por Isabel de Andrade*
Sabe quando você prepara uma receita que só leva gemas e não tem noção do que fazer com as claras que sobraram? Pois então, saiba que você pode reaproveitá-las em um delicioso pudim de claras.
Além de evitar o desperdício, você vai preparar uma sobremesa deliciosa. Quem ensina é a chef Cláudia May, do perfil Na Cozinha com Claudinha.


Você vai adorar. “Docinho leve, além de light, dependendo do açúcar utilizado”, explica a chef.


Pudim de claras
Ingredientes para o pudim:
6 claras de ovos
1 xícara (chá) de açúcar xilitol ou refinado
1 pitada de sal
Modo de preparo:
Bata as claras com uma pitada de sal até o ponto de neve ou nuvem. Acrescente lentamente o açúcar e bata por mais quatro minutos. Coloque a mistura na forma caramelizada (descrição abaixo), vá dando batidinhas na forma contra a bancada para a mistura firmar. Com ajuda de uma colher, deixe a superfície lisa. Leve para assar em banho-maria (a água deve estar quente), em forno preaquecido 160°C por uma hora. Desenforme após três minutos que retirar do forno.
Para a calda:
Utilize uma forma redonda com furo no meio de 24cm de diâmetro. Coloque 1/3 de xícara de chá de açúcar (xilitol ou refinado). Leve a forma ao fogo e aguarde derreter. Coloque 1/4 de xícara de chá de água e deixe ferver até engrossar. Demora aproximadamente 13 minutos para fazer a calda. Cuide para não queimar. Com ajuda de uma luva ou pano de prato, segure a forma e espalhe bem a calda nos lados e centro.
Dica:
Você pode congelar as claras em potinhos durante 30 dias no freezer.
Serviço:
Instagram: @nacozinhacomclaudinha
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.