Por Isabel de Andrade*
A canjica preparada pela professora de Gastronomia Rosilene Campolina faz o maior sucesso. E ela vai compartilhar o segredo da receita.
A professora utiliza várias especiarias que dão um gosto especial à canjica.“Aguarde os elogios. Com certeza, nem o frio irá resistir”, garante Rosilene.
Ingredientes:
500g de milho para canjica (eu uso o amarelo)
1 pau de canela
6 cravos
1 anis estrelado (se tiver)
2 xícaras de açúcar branco ou mascavo
1 lata de leite condensado
2 litros de leite
1 vidro de leite de coco
200 g de coco ralado
200g de amendoim torrado sem pele triturado
Casca e raspas de 1 laranja (sem a parte branca)
Uma boa pitada de sal
Coco queimado ralado para finalizar
Modo de Preparo:
Pegue 500g de milho para canjica (eu uso o amarelo). Depois de lavado e escorrido, coloque-o para cozinhar em panela grande de pressão junto com um pau de canela, 6 cravos, 1 anis estrelado (se tiver) e água até cobrir toda a canjica, ultrapassando 4 cm. Feche a panela e deixe cozinhar por cerca de 30 a 40 minutos, observando sempre se ainda tem água na panela (cuidado para não deixar queimar).
Verifique o cozimento e a água entre 15 a 20 minutos (se quiser diminuir este tempo, deixe o milho de molho por algumas horas). Assim que o milho estiver cozido e quase sem água, retire os cravos, a canela e o anis e adicione a casca da laranja, o açúcar, a lata de leite condensado e 2 ½ litros de leite, que deve ser colocado aos poucos, mexendo sempre para não agarrar. Deixe encorpar.
Retire a casca de laranja e adicione leite de coco, o coco ralado e o amendoim. Prefiro triturar o amendoim a moer, dessa forma ele fica mais granulado e percebe-se mais a textura e sabor!
Mexa tudo sempre com uma colher de pau e coloque mais uma casca de laranja (sem a parte branca) e uma boa pitada de sal para quebrar o doce.
Prove a canjica e acerte o doce a seu gosto! Se quiser menos doce, e uma canjica menos grossa, coloque menos açúcar e mais leite. Retire a casca da laranja, o pau de canela e os cravos. Acrescente as raspas da laranja. Sirva a canjica quente em ramequins ou canecas. Coloque coco queimado e canela em pó para finalizar.
Toque de chef:
Se quiser substituir o açúcar branco pelo mascavo, a sua canjica terá um toque “caipira” que lembrará a velha e boa “rapadura”.
Serviço:
Instagram: @portalchefachef
Site: www.chefachef.com.br
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!