Em uma panela, aquecer o óleo e pôr a banana.
Mexer e, quando a fruta começar a derreter, acrescentar o açúcar.
Misturar bem, até que o açúcar se dissolva.
Pôr o queijo e, em seguida, a farinha.
Mexer até que todos os ingredientes estejam misturados e o queijo derretido.
Servir quente.
É comida de roça, forte, que dá sustância e disposição para a luta diária. Este é o famoso revirado de banana, apreciado por 10 entre 10 moradores da cidadezinha de São José do Alegre, a 429 quilômetros da capital. Quem nos apresenta a iguaria é Benedita Gomes Corrêa, que se diz até um pouco “enjoada” do prato, tamanha a frequência com que o degustou ao longo da vida. “Minha mãe sempre o fazia para a gente.
Era o nosso pão do lanche da tarde.” A família é produtora de banana e, por isso, ingrediente é o que não falta para a receita. Benedita conta que o prato, tradicionalmente, é consumido por quem trabalha na roça. É a chamada “merenda”. “É forte, a pessoa fica satisfeita por muito tempo.” Preparar um bom revirado de banana, para a mineira, não é nada complicado. “É tão fácil que até criança sabe fazer.”
Exemplo é o neto de nossa anfitriã, de 9 anos, que, além de preparar a iguaria, devora, sem cerimônia, uma pratada de revirado. Para que fique ainda mais gostoso, o prato deve ser servido quente. Assim, o queijo derretido provoca aquela sensação boa na boca. Com o corpo bem alimentado e pronto para aguentar muito trabalho ao longo do dia, a equipe segue viagem certa de que terá muito ânimo pela frente.
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de São José do Alegre está localizado no Território Mantiqueira/Sul Suíça
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!