Aprenda 2 receitas de mousse de frutas, deliciosas e muito fáceis de preparar.
Mousse de maracujá
Da Série: Doces dos Quintais de Minas Gerais*
Ingredientes:
- 4 maracujás
- 2 latas de creme de leite
- 2 latas de leite condensado
Preparo:
Bater a polpa dos maracujás no liquidificador na velocidade baixa, para não triturar as sementes totalmente e não formar um pó.
Passar em uma peneira.
Peneirar o caldo e batê-lo com o creme de leite e o leite condensado.
Despejar em uma travessa e levar para gelar até ficar firme.
Despejar as sementes por cima.
Mousse de manga
Da Série: Doces dos Quintais de Minas Gerais*
Ingredientes:
- 4 mangas maduras
- 2 latas de creme de leite
- 2 latas de leite condensado
Preparo:
Bater a polpa das mangas no liquidificador.
Passar em uma peneira e bater a parte peneirada com o creme de leite e o leite condensado.
Pôr em uma travessa e deixar na geladeira até ficar firme.
Se preferir uma consistência mais dura, deixar no freezer.


*Receita fornecida por Maria Isabel Marcolino dos Santos, de Salinas para o Projeto Sabores de Minas


Doce tentação
Para refrescar o corpo nas altas temperaturas, nada melhor que uma sobremesa gelada e cremosa, com sabor de frutas tropicais. E não é de sorvete que estamos falando. A iguaria em questão é a mousse preparada em Salinas por Isabel Marcolino dos Santos, que combina versatilidade e sabor para fazer esta maravilha de receita. Tradicional doceira, Bel, como é chamada, faz a mousse apenas para consumo da casa e não precisa nem dizer que é um sucesso.
Além de saborosa, a receita é de fácil preparo. Até mesmo aqueles sem muita intimidade com a cozinha podem se arriscar. A receita base é bem simples e, para dar o sabor, basta usar a imaginação. Maracujá e manga são as frutas favoritas de Bel, que tem alguma dessas matérias-primas sempre à mão. “Conheço muita gente que tem pé de manga e, se quiser achar maracujá, é só ir ao mercado”, conta. Ela ensina que uma boa variação é fazer com o maracujá do mato, fruta típica da região e de paladar marcante.
Moradora de uma casa simples, mas aconchegante, Bel não dispensa a cozinha que tem nos fundos do imóvel. É lá que fica o fogão a lenha, que ela não substitui por nenhuma modernidade. “Todos os dias faço comida lá. O gosto é diferente.” A conversa boa segue regada a colheradas de mousse, uma tentação. Mas, o fim de tarde anuncia que é hora de partir. Pique renovado para seguir a jornada.
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Salinas está localizado no Território Espinhaço/Sertão Jequitinhonha


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.