A dica de hoje é um petisco muito fácil e rápido de fazer, pra você que não abre mão de um petisco saboroso, mas fácil de fazer. Veja a receita de porconzitos ao barbecue do chef Juliano Caldeira e sua proposta para harmonização com cerveja.
Porconzitos com molho barbecue
Por: Juliano Caldeira*
Ingredientes:
- 12 fatias de massa de pastel
- 6 fatias de bacon
- 12 palitos medios
Modo de preparo:
Corte as fatias da massa de pastel um pouco menores que as fatias de bacon ( o bacon encolhe um pouco depois de frito), coloque uma sobre a outra e espete um palito, fazendo ondinhas. Frite em imersão por 3 minutos ou ate dourar o pastel.
Ingredientes Molho barbecue:
- ½ cebola picadinha
- 2 colheres (sopa) vinagre
- 500 ml cat chup
- 4 colheres (sopa) molho inglês
- 2 colheres (sopa) fumaça liquida
- 2 colheres (sopa) açúcar mascavo
- 1 colher (café) páprica picante
- Sal e pimenta a gosto
- 300 ml cerveja Dunkel ( ou alguma outra com muito malte)
Modo de preparo:
- Refogar a cebola numa panela com óleo e deixar dourar bem, acrescentar o vinagre e deixar reduzir um pouco. Acrescentar os demais ingredientes e deixar em fogo baixo por 20 minutos até virar um molho espesso.
Harmonizando


A dica de estilo da Cerveja de hoje é a Amber Lager.
Amber Lager é uma cerveja de cor âmbar de pouca variação entre diferentes marcas, podendo ser mais clara ou mais escura. Em sua composição, variados tipos de maltes e lúpulos conferem o tom característico, o que também se aplica ao sabor e aroma.
No paladar, o sabor é puxado para o adocicado, com um final levemente amargo. Para finalizar, seu aroma exalta todos os maltes da receita, deixando um sabor de caramelo e biscoito, com um final seco, compondo uma boa cerveja.
Harmonização:
A harmonização de cervejas do tipo Amber Lager é bem versátil. Ela combina com pratos e petiscos bastante variados. Nosso porconzitos, depois de frito deixa o bacon mais seco e menos gorduroso, misturando com o molho agridoce, vai combinar perfeitamente com nossa cerveja
A dica de hoje é a Amber Lager da Cervejaria Ouropretana, cerveja com presença de maltes com notas de grãos e leve aroma caramelo e amargor presente, com uma sutil nota de maltes torrados, coloração acobreada, límpida e com boa formação de espuma. Tem notas de grãos e leve torrado provenientes do malte. Perfeita para quem gosta de um pouco mais de sabor do malte, mas não dispensa a leveza das Lagers.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.